Ópera de Arame / Pedreira Paulo Leminski

01/09/2021 |
Opera de Arame de Curitiba

O Parque das Pedreiras é um espaço cultural envolvido por lagos, cascatas e araucárias onde a arte e a natureza se conectam de forma única. Essa é uma Unidade de Conservação Ambiental que abriga dois dos principais palcos culturais de Curitiba: o Teatro Ópera de Arame e a Pedreira Paulo Leminski.

Com mais de 100 mil metros quadrados de beleza natural o Parque das Pedreiras ainda possui restaurante e uma loja oficial.

Ópera de Arame

A Ópera de Arame tem uma arquitetura singular. Construída em uma estrutura tubular de aço e policarbonato transparente, o local é um dos mais belos prédios de Curitiba e uma das atrações mais visitadas da cidade. Seu nome vem do estilo da construção, que remete à fragilidade dos arames. Esse grande espaço recebe concertos, apresentações teatrais e shows de todos os gêneros.

Com uma capacidade para 1.572 espectadores e um palco de 400m², a Ópera de Arame possui um cenário igualmente belo.  O projeto arquitetônico é de Domingos Bongestabs, professor de Arquitetura e Urbanismo da UFPR. As estruturas tubulares pesam 360 toneladas de aço e, por incrível que pareça, esse audacioso projeto foi erguido em apenas 75 dias.

Além de peças teatrais, apresentações musicais e circenses, a Ópera de Arame recebe grandes astros da música para shows mais intimistas. Em 2011 a dupla Fernando e Sorocaba gravou o DVD Acústico na Ópera de Arame. Em 2016 a Ópera de Arame recebeu Chris Cornell, vocalista do Soundgarden e Audioslave.

Pedreira Paulo Leminski

A Pedreira Paulo Leminski é um auditório ao ar livre com capacidade para 30 mil pessoas. O espaço é uma homenagem ao escritor e poeta curitibano. A Pedreira possui um palco de 480m², camarins, bilheterias, sanitários e lanchonetes.

Muito da história cultural e musical de Curitiba passou pela Pedreira Paulo Leminski. O espaço já recebeu shows de José Carreras, Paul McCarney, Ramones, AC/DC, Elton John, David Bowie, Iron Maiden, Pearl Jam, Bon Jovi, Kiss, Ozzy Osbourne, Guns n’ Roses, Ed Sheeran, John Mayer e Foo Fighters. A Pedreira também recebeu artistas nacionais como Sandy & Júnior, Raça Negra, Dudu Nobre, Paralamas do Sucesso, Gilberto Gil, Erasmo Carlos, Jota Quest, Milton Nascimento e Roberto Carlos.

A Pedreira Paulo Leminski é o maior palco fixo a céu aberto da América Latina. O espaço é considerado por muitos artistas um dos mais belos locais para shows do mundo. Essa beleza combina muito bem com os Poemas de Paulo Leminski.  

não discuto
com o destino
o que pintar
eu assino

– Paulo Leminski

O Parque das Pedreiras, local que abriga a Ópera de Arame e a Pedreira Paulo Leminski, faz parte da Linha Turismo de Curitiba.