O que é sustentabilidade?

12/07/2021 |
O que é sustentabilidade?

Sustentabilidade é a capacidade de sustentação ou conservação de um processo ou sistema. A palavra sustentável deriva do latim sustentare e significa sustentar, apoiar, conservar e cuidar. Em termos práticos, desenvolvimento sustentável é conseguir suprir as necessidades do presente sem afetar as gerações futuras.

O primeiro passo para ser mais sustentável é reconhecer que os recursos naturais de nosso planeta são finitos. Desta maneira cabe ao ser humano saber como agir em relação à natureza e ao meio ambiente.

Na prática, o que é sustentabilidade

Ser sustentável significa cuidar de um recurso limitado para que ele dure para sempre e possa ser explorado por tempo indeterminado. Desta maneira é formada uma cadeia solidária que busca preservar o meio ambiente da melhor forma possível.

Em se tratando de pequenas ações, ser sustentável vai muito além da reciclagem e plantio de árvores. É necessário rever os hábitos diários, reduzir consumos exagerados e escolher produtos e serviços de empresas que respeitam o planeta.

Há várias formas de começar a ter atitudes mais sustentáveis: comece evitando o desperdícios de alimentos, quando possível troque o carro pelo transporte público ou por uma bicicleta, evite utilizar plásticos e priorize o uso de fontes renováveis de energia.

Outra forma é reduzir o consumo de carnes. Segundo a ONG Segunda Sem Carne do Beatle Paul McCartney, ao retirar proteínas animais (ovos, carne, leite e derivados) apenas um dia por semana, você ajuda a economizar água equivalente à 26 banhos de 15 minutos e reduz cerca de 11kg de gás carbônico na atmosfera.

Tripé da Sustentabilidade

O tripé da sustentabilidade é baseado em três fatores: social, ambiental e econômico. Esses três pontos precisam estar integrados para que a sustentabilidade ocorra de fato. Veja como funciona cada um:

  • Social: engloba as pessoas e suas condições de vida, tais como educação, saúde, violência, lazer, etc.
  • Ambiental: refere-se aos recursos naturais do planeta e a forma como são utilizados pela sociedade, comunidades e empresas.
  • Econômico: está relacionado com a produção, distribuição e consumo de produtos e serviços. A economia deve considerar a questão social e ambiental para ser sustentável.

Sustentabilidade e Meio Ambiente

A sustentabilidade envolve compreender os impactos de nossas ações, analisar os produtos que utilizamos, reduzir os resíduos que geramos e entender a dependência que temos dos recursos naturais. É uma conta que fazemos com o tempo: precisamos saber se determinado recurso permanecerá ou se depreciará. Ser sustentável é garantir o equilíbrio dessa equação.

A ONG Global Footprint Network, criou o Dia da Sobrecarga da Terra, isso é a data que teremos consumido os recursos naturais – alimentos, água, madeira, terra, emissão de carbono, etc – em volumes superior que o planeta é capaz de renovar. Atualmente atingimos esse limite cinco meses antes do ano acabar, ou seja, estamos consumindo acima da capacidade de oferta.

Quando pensamos no futuro nos deparamos com uma preocupação ainda maior: se hoje a conta já não está fechando, como seremos capazes de suprir as necessidades de 10 bilhões de pessoas, número estimado dos habitantes em 2050. A única forma de equilibrar essa conta é sendo mais sustentável no dia-a-dia.

Você sabe o que aconteceria com o planeta se todas as árvores desaparecessem? Se não tomarmos os devidos cuidados esse pode ser o caminho em alguns anos.