El Calafate

10/08/2020 |

El Calafate é uma cidade pequena: nela moram pouco mais de 22 mil habitantes. Esta simpática vila às Margens do Lago Argentino é uma espécie de Campos do Jordão da Patagônia. O local recebe visitantes do mundo inteiro e o motivo é uma das mais impressionantes paisagens do continente americano: o Parque Nacional Los Glaciares.

Los Glaciares fica a uma distância de 80km do centro de El Calafate. Dentro do parque se encontra o Glacial Perito Moreno, a maior geleira da Patagônia e a terceira maior área de gelo do planeta, perdendo apenas para a Antártica e para o Polo Norte. O local é tão bonito e encantador que foi declarado Patrimônio Natural da Humanidade pela Unesco.

Ao todo, a área de glaciais tem mais de 250 quilômetros quadrados (mais que Buenos Aires inteira) e a geleira Perito Moreno é incrivelmente acessível. Sua imensa superfície tem 70m de altura e seu comprimento de 5km divide a Argentina do Chile em uma paisagem inigualável.

Glacial Perito Moreno – Foto: Rodrigo Filla

 

Apesar de ser uma área natural o local é de fácil acesso. Para visitar o Perito Moreno não é necessário percorrer trilhas longas, fazer expedições exaustivas ou escaladas. Caminhar por cima dos glaciais é fácil e seguro. Por isso, realizar trekking sobre o Perito Moreno é mais que uma obrigação.

Outra dica é fazer o passeio e barco pelo belíssimo Lago Argentino. Nesse tour é possível ver outras geleiras e se encantar com as pedras de gelo caindo dentro d’água.

No centro de El Calafate há excelentes hotéis, ótimos restaurantes e inúmeras lojinhas de artesanato. O centrinho da cidade é pequeno, aconchegante e encantador.

Como vivemos em um país tropical é fácil associar “geleiras” a “inverno”. Entretanto, por incrível que pareça, a melhor época para visitar El Calafate são os meses mais quentes do ano. O inverno é uma estação se evitar.

A alta temporada da Patagônia começa em outubro e vai até a Páscoa. A regra ao visitar a região é: quanto mais perto do verão, melhor. Por estar no extremo sul, no verão os dias são mais longos e com mais horas e sol. E mesmo durante essa estação, ao cair da noite você irá sentir aquele friozinho gostoso.

Visitar El Calafate no inverno é uma furada pois muitos passeios não são oferecidos, vários hotéis encontra-se fechados e os os dias tem poucas horas de luz.

Que tal aproveitar que o verão está chegando, arrumar suas malas e se aventurar em uma das paisagens mais deslumbrantes do planeta?