Como tratar a unha encravada em casa

07/04/2017 |

Cortar as unhas de forma reta, tanto na parte superior como em suas laterais é a forma mais adequada para evitar que elas encravem.

Mas, caso isso aconteça, você pode tratá-las em casa. Basta levantar o canto da unha que está encravada, inserindo um pedacinho de algodão ou gaze entre a unha e a pele. Dessa forma a unha descola da pele e desencrava.

Contudo, quando a área em torno da unha fica com a aparência muito vermelha, inchada e com pus, o problema pode exigir o uso de uma pomada antibiótica prescrita por um médico. Entre as mais conhecidas para tratar este caso estão a Nebacetin e a Diprogenta.

Uma pedicure ou podólogo poderão desencravar a unha, cortando as bordas da unha encravada com um bisturi, uma tesoura fininha de ponta reta ou alicate próprio. Mas dependendo da complexidade pode ser preciso realizar uma pequena cirurgia para desencravar a unha.

Para tratar a unha levemente encravada e inflamada em casa, é recomendado:

  • Deixar o pé ou a mão que tem a unha encravada de molho em uma bacia com água morna ou quente por cerca de 20 minutos;
  • Tentar levantar o canto da unha que está encravada com uma pinça e colocar um fio dental, pedacinho de algodão ou gaze entre a unha e a pele para mantê-la elevada, trocando diariamente após deixar o dedo em água quente durante 20 minutos. Esse procedimento é ideal para quando a unha está suavemente encravada mas ainda não está inflamada;
  • Passar alguma solução antisséptica e cicatrizante como o Povidine, por exemplo, para ajudar na cicatrização e evitar que a região infeccione;
  • Utilize uma pomada anestésica para aliviar a dor ao tentar levantar a unha. Se mesmo após a colocação do algodão ou gaze você sentir dores um remédio analgésico e anti-inflamatório como Ibuprofeno ou Paracetamol podem amenizar os sintomas.

Se a unha estiver muito encravada, inflamada ou com pus e não for possível caminhar normalmente o mais indicado é procurar um podologista, enfermeiro ou dermatologista para desencravá-la. Assim, o procedimento pode ser feito corretamente e sem correr o risco de agravamento como a entrada de bactérias, por exemplo.