Veneza é um conjunto de ilhas, pontes e obras arquitetônicas que inspiram o romantismo. Com uma histórias de mais de 1500 anos, o desenvolvimento cultural avançado da cidade se deve, principalmente, ao grande poder que exerceu no Mediterrâneo, como uma grande potência comercial.
Pelas vielas estreitas da cidade o turista pode contemplar um verdadeiro museu ao ar livre, o que faz de Veneza um destino sempre concorrido pelos seus visitantes.
Para conhecer a cidade o melhor é ir à pé. Atente-se, no entanto, aos locais por onde anda para não correr o risco de se perder: Veneza parece um labirinto de ruazinhas, parques e becos. Outra forma bastante utilizada para o transporte público em Veneza são o vaporetto, uma espécie de ônibus-barco. Para passear com um desses você pode adquirir tíquetes em máquinas automáticas ou comprar dentro do próprio barco. As principais linhas levam o turista por todo o Grand Canal e para os distritos de Torcello, Murano, Burano e outros.
Há ainda a opção de táxi aquático e gôndolas públicas, o traghetto.
Dentre os locais que não podem ser deixados de lado por quem visita a cidade estão os museus Accademia, Ca’Rezzonico, Peggy Guggenheim e o Punta della Dogana. Porém, o destino mais procurado está nos arredores da Piazza San Marco, que mostra sua imponente basílica, o farol-campanário e o Palazzo Ducale. Passeie de gôndola e aproveite para conhecer Dorsoduro, Murano, Burano e San Giorgio Maggiore.
Os hotéis e as refeições em Veneza não costumam ser muito baratos. Se pretende ir até lá, reserve uma boa quantia para que possa aproveitar o máximo o seu passeio.