Turismo em tempos de pandemia: viajar pode ser mais seguro que ficar em casa

11/12/2020 |

Muitos destinos turísticos no Brasil e no mundo fecharam as portas no início da pandemia do COVID-19. O turismo é uma das áreas que mais está sofrendo economicamente por causa da pandemia. No entanto, agora que boa parte das fronteiras já estão abertas, espera-se que, aos poucos, o turismo volte a se reaquecer. Nessa hora bate aquela dúvida: será que é seguro viajar? 

Embora a crise sanitária não esteja completamente resolvida em nenhum lugar do planeta, algumas pesquisas apontam que viajar pode ser mais seguro que ficar em casa. Isso ocorre porque muitos os destinos turísticos se preparam para receber os turistas.

Os hotéis estão sendo mais cuidadosos em relação a higiene e também estão evitando aglomerações. Os comércios das regiões turísticas também adotaram uma série de cuidados para evitar a contaminação, como uso de máscaras, álcool gel em vários locais e treinamento do pessoal.

Ao ficar em casa, devido às festas de fim de ano, é comum termos contatos com pessoas de fora de nosso convívio. Uma pizza com os amigos, uma festa de fim de ano ou uma ida em um bar com a galera significa um grande risco de transmissão do COVID-19. Além disso, por estarmos em nosso habitat, é comum relaxarmos e não seguirmos todas as normas de segurança.

Obviamente é preciso tomar uma série de cuidados antes de arrumar as malas e curtir suas férias. Se possível, opte em viajar de carro. Dessa forma você mantém a distância de outras pessoas e viaja apenas com indivíduos que são de seu convívio. Sempre leve álcool gel e higienize periodicamente suas mãos. E, mesmo nas ruas, continue usando máscaras. Se for para uma cidade litorânea, evite locais muito badalados e mantenha uma distância de pelo menos 2m das outras pessoas.

Sempre que for viajar, verifique quais são as normas sanitárias vigentes. Existem países, por exemplo que exigem testes PCR recentes e outros que exigem um período de quarentena ao chegar.

Uma dica importante: antes de viajar faça um exame de COVID. É possível que você esteja contaminado e seja assintomático. Dessa forma você evita transmitir a doença e garante paz e tranquilidade no seu merecido descanso.