Sydney

08/07/2022 |
Sydney - Austrália

Sydney é uma das cidades mais modernas e agradáveis do mundo. Cosmopolita, ela reúne arquitetura, belezas naturais, história e muita diversão para os turistas.

Antes da chegada dos colonizadores, a região já era habitada há milênios pelos aborígenes. Com a chegada dos ingleses, Sydney acabou se tornando uma das muitas colônias penais espalhadas pelo planeta, permanecendo assim até meados do século XX. É incrível pensar que uma cidade tão extraordinária foi fundada com o objetivo de ser um enorme presídio.

Quem visita a Austrália passa a entender a relação que seus moradores possuem com o mar: em poucos locais do mundo você verá tantos veleiros, barcos, banhistas e surfistas. Uma das praias mais queridas da região se chama Bondi e ela atrai turistas o ano inteiro. Com o mar perfeito para o surf, Bondi tem águas verde claro, ondas brancas e areias douradas.

Bondi Beach – Photo by madeleine ragsdale on Unsplash

Banhada pelo Port Jackson, o maior porto natural do mundo, o Sydney Harbour é o ponto turístico mais visitado do país. É aqui onde está a famosa Ópera de Sydney e a Sydney Harbour Bridge, a icônica ponte que aparece em muitos cartões postais da cidade. Ao circular por essa região, você poderá curtir vários restaurantes, café, lojas, cinema e acompanhar exposições internacionais.

Visitar a Australia e não conhecer a Ópera de Sydney é um verdadeiro pecado. Esse é um dos edifícios mais famosos e importantes do mundo, sendo um dos locais mais visitados do país.  Fazer passeio interno é tão interessante quanto apreciar a arquitetura projetada pelo dinamarquês Jorn Utzon.

Ópera de Sydney
Ópera de Sydney – Photo by Tyler Duston on Unsplash

O Royal Botanic Gardens fica atrás da Ópera de Sydney. O local foi inaugurado em 1816 e abriga a casa do governador dentro de seu espaço. Já o Hyde Park, no centro da cidade, é uma enorme área verde em meio aos modernos edifícios. No local também o está o Hyde Park Barracks Museum, uma obra construída por e para os presidiários. O prédio originalmente abrigava presídio, hospital, corte, entre outros. Atualmente é um dos museus mais importantes da Oceania.

Também no centro de Sydney, está o Queen Victoria Building, citado pelo estilista Pierre Cardin como “o shopping center mais bonito do mundo”. Construído em 1898 a obra é majestosa e em seu interior há lojas, restaurantes e cafés. Outro ponto que merece ser visitado no centro da cidade é a Sydney Tower Eye, o lugar mais alto da região onde é possível ter uma vista panorâmica e curtir um restaurante rotatório: o local que vai girando devagar, permitindo que o visitante tenha vista de 360º da cidade sem precisar sair da mesa.

A região de The Rocks é a área mais antiga da cidade. Esse foi o local onde os europeus se estabeleceram em 1788. Até 1900, a região tinha uma péssima reputação devido à seus cortiços frequentados por marinheiros e prostitutas. Atualmente o local é ponto histórico, com mansões coloniais, galerias de arte e cafés à beira-mar.

Outro local que merece ser visitado é a Cockatoo Island. Essa ilha é um patrimônio da UNESCO e reúne os 11 prédios que abrigava os presidiários na época que a Austrália foi colonizada. No local o visitante pode ter uma noção de como era cruel a rotina dos moradores da ilha. Há muitas ruínas, trilhos de trem e antigos portos que deixam um ar melancólico no lugar.

Se você gosta de ecoturismo, a dica é conhecer as Blue Mountains, uma região que fica próxima de Sydney e está repleta de cachoeiras, trilhas, vida selvagem e árvores que ficam azuladas dependo da hora do dia.

Gostou de Sydney? Conheça outros destinos incríveis: