A cidade de Ouro Preto abriga o maior conjunto arquitetônico do barroco brasileiro. Não é por acaso que a cidade tem o título de Patrimônio Histórico da Humanidade. A Igreja Nossa Senhora do Pilar, ornamentada com mais de 400 quilos de ouro divide sua imponência a Igreja de São Francisco de Assis, obras de Aleijadinho.
Pelas ruas de paralelepípedos você vai encontrar casarões, museus e capelas cheios de história pra contar. As construções, que datam os séculos 17 e 18, nos levam às aulas de história, lembrando os períodos da Inconfidência Mineira.
Além de ver muita história e belezas arquitetônicas, o passeio por Ouro Preto só é completo se tiver uma visita pelos antiquários, feiras de artesanatos, lojas e cafeterias da Rua Direita.
Uma das épocas mais procuradas para visitar a cidade é o Carnaval, quando Ouro Preto se enfeita e enche de alegria as ruelas históricas. A Festa do Doze, em outubro, é um grande evento universitário que reúne alunos e ex-alunos no aniversário da Universidade. Na Semana Santa visitantes de todo o mundo vão a Ouro Preto para admirar os belos tapetes de serragem e flores que colorem as ruas.
Para fugir um pouco da grande movimentação, vale a ida até a cidade vizinha de Mariana ou para o Pico do Itacolomi de maria-fumaça. A locomotiva remonta o século 20 e a viagem de 18 km garante vistas exuberantes da linda Minas Gerais.