Depois de quase um ano em casa, estamos loucos para viajar. Apesar da maioria dos brasileiros afirmar que não se sente confortável para viajar até que exista uma vacina, os planos para 2021 não pararam.
Com a retomada gradual do turismo e a flexibilização das medidas de isolamento, os viajantes estão pensando a longo prazo e já estão decidindo quais são seus próximos destinos. Mas afinal, para onde os brasileiros vão viajar?
O consenso das empresas de turismo, é que os viajantes visitem destinos dentro do Brasil. São vários os motivos dessa escolha: crise financeira agravada com a pandemia, aumento do desemprego, alta das moedas estrangeiras e restrições nas fronteiras com outros países.
Essa motivação do turismo nacional é refletida nos números das plataformas online de viagens, Uma pesquisa do site Booking aponta que os destinos domésticos estiveram presentes em 83% das listas de desejo criadas pelos usuários.
Dentre os locais mais buscados, estão destinos próximos a natureza. A tendência é que em 2021 se viaje mais por praias, montanhas, cânions e serras.
Nordeste deve ser a região mais visitada
Dentre os locais favoritos para se viajar em 2021, o nordeste ocupou 7 das 10 primeiras colocações. Fortaleza ocupou a primeira posição, seguida de Maceió, Recife, Natal, Salvador, Porto Seguro e João Pessoa. Os únicos destinos fora do nordeste nessa lista são Rio de Janeiro, São Paulo e Florianópolis.
Outra cidade que tem tido relevância no turismo é Aracaju. A capital sergipana teve um aumento de 35% de buscas entre abril e outubro e uma queda de preços de 32% em comparação com o mesmo período do ano passado.
Ou seja, viajar para Aracaju é uma grande barbada pois é possível conhecer paisagens paradisíacas evitando o fluxo de pessoas da alta temporada e ainda pagando menos. São Luiz, Recife e João Pessoa são outras cidades que apresentaram queda de mais de 20% na média de preços para o turista.
Praias do Sudeste
Depois do nordeste, o litoral paulista e fluminense aparecem em alta. Segundo o site Airbnb, cidades como Angra dos Reis, São Sebastião, Ubatuba, Búzios e Paraty estão tendo bastante procura.
Destinos do Interior
Além das praias, as cidades do interior também estão sendo buscadas pelos turistas. Segundo o Booking, Campos do Jordão, Socorro, Santo Antônio do Pinhal e São Bento do Sapucaí, cidades do interior paulista, tiveram aumento repentino de buscas em relação a 2019.
A escolha de locais mais isolados e pretos da natureza tem uma explicação: as pessoas querem fugir dos centros urbanos e ficar longe das aglomerações. Em muitos casos casos as famílias estão buscando um refúgio para respirar novos ares e, ao mesmo tempo, querem ter uma boa infraestrutra para conciliar férias com a família e trabalho home office.
E os destinos internacionais?
Assim como nos anos anteriores, Orlando ocupa a posição favorita dos brasileiros. A cidade dos parques da Disney é seguida por Cancún – destino caribenho que neste momento está com as fronteiras abertas para brasileiros e possui ótimos pacotes promocionais.
Outros destinos dos Estados Unidos também são bem procurados pelos Brasileiros. Miami e Nova York aparecem na lista dos locais mais pesquisados. Já na América do Sul, as maiores procuras são por Buenos Aires e Santiago. Na Europa, as buscas apontam viagens para Lisboa, Paris e Londres e no Caribe os destinos mais desejados são Punta Cana e República Dominicana.
A cidade de Los Angeles teve um aumento de 15% nas buscas para turismo e o preço caiu 33% em relação ao ano passado. Já Barcelona teve aumento de 7% nas buscas e os preços estão 11% menores.
Busca por novas experiências
A pandemia do COVID-19 fez as pessoas repensarem suas férias e destinos. Como as pessoas querem fugir das aglomerações, a escolha dos viajantes para viagens com mais autonomia e isolamento aumentou bastante. Por isso houve um franco aumento na busca por motorhomes e viagens em embarcações marítimas menores.
Outro ponto que está sendo bastante procurado são viagens mais sustentáveis. Movimento que valoriza empreendedores locas novas experiências