Você esperou um ano para aquela tão sonhada viagem de férias. Prepara a bagagem, planeja o itinerário, reserva hotéis, carro e programa passeios. A última coisa que você precisa é de um mal estar durante a viagem. Por isso é muito importante estar atento aos alimentos que você ingere antes e durante a viagem, para não começar as férias com o pé esquerdo.
Viagens curtas, de até duas horas, não demandam tanta atenção. Mas viagens noturnas ou extensas merecem um certo cuidado. Isso porque consumir alimentos errados pode te dar um baita desconforto abdominal, já que os gases naturais do nosso sistema digestivo se expandem ainda mais em grandes altitudes.
Já um dia antes da viagem, fuja de alimentos que fermentam: feijão, ovos, brócolis, repolho e batatas, por exemplo, podem causar incômodo gastrointestinal. É bom evitar também algumas frutas e sucos naturais, que tem alta concentração de frutose (açúcar das frutas).
Evite ainda carnes gordurosas, comidas muito condimentadas e excessos de leite, queijo e iogurte, que, por levar mais tempo para ser digerido, podem causar irritação, dificuldades para dormir e enjoo.
Quanto aos alimentos servidos a bordo, opte sempre pelos que tem menos gordura, lembrando que preparações com leite e condimentos em excesso podem causar gases.
Tão importante quanto a escolha certa dos alimentos que você vai comer no avião, é a quantidade de água que você ingere. Mantenha-se hidratado, mesmo que isso signifique mais idas ao banheiro. Como a umidade dentro da cabine é baixa, pode ocasionar ressecamento da pele e mucosas, prejudicar ainda mais o funcionamento do intestino e ocasionar cansaço.
Além de fazer bem para o organismo, o consumo de água ajuda a manter o corpo em movimento, já que aumenta as idas ao banheiro. E isso ajuda a evitar o inchaço dos membros inferiores e o desconforto abdominal.
Agora é só contar os dias para a sua próxima viagem e aproveitar cada minuto!