Cidadezinha charmosa e cheia de história, viajar até Morretes é um presente da natureza. De trem ou de carro, a viagem é um passeio incrível em meio a áreas preservadas da Mata Atlântica.
De carro, pela Estrada da Graciosa, são 33 quilômetros de paralelepípedos em um trecho sinuoso. Aproveite a estrada e faça uma parada para contemplar as belezas naturais nos diversos mirantes que margeiam a rodovia e comprar balas de banana, cachaça e mel.
Se optar pela viagem de trem, que parte da rodoferroviária de Curitiba às 8 horas e 15 minutos aos finais de semana, a paisagem é ainda mais deslumbrante. São 110 quilômetros entre a Serra do Mar, passando por vários túneis e pontes. Alguns vagões contam ainda com guia e lanche. Se preferir passear por lá de bike, é possível levá-la com um custo extra.
Chegando a Morretes, passeie pelo centro e admire as muitas construções histórica da cidade fundada em 1733. Se você gosta de aventura, faça a caminhada aos saltos do Macaco e da Fortuna, trekking no Parque Estadual do Marumbi e boia-cross no rio Nhundiaquara.
Não deixe de provar o Barreado, comida típica da região onde a carne é cozida em panela de barro e servida com banana-da-terra e farinha de madioca. Para descansar, sente-se nas margens do rio Nhundiaquara tomando um delicioso sorvete de banana.