É impossível pensar em Liverpool sem lembrar dos Beatles. A cidade, conhecida por ser berço do quarteto mais famoso da música, é charmosa, deslumbrante e muito musical.
Fundada em 1207 como um vila, Liverpool foi elevada a categoria de cidade apenas em 1880. Ela fica próximo à Londres e é acessível através de uma rápida viagem de trem. Eleita pelo Guinness Book como a Capital Internacional do Pop, algumas áreas do centro de Liverpool foram declaradas Patrimônio Mundial da UNESCO.
A cidade possui um porto importante e isso contribuiu para seu crescimento cosmopolita. Liverpool abriga diversos povos, culturas e religiões. A cidade possui muitos irlandeses, a mais antiga comunidade africana do país e a comunidade chinesa mais antiga da Europa.
Turismo Liverpool
Com 500 mil habitantes, Liverpool não é uma cidade grande. É possível fazer muitos passeios a pé e em poucos dias dá para conhecer as principais atrações. Uma dica começar a conhecer a cidade é vê-la pelo alto: a Radio City Tower possui 122 metros de altura e abriga a emissora de rádio de Liverpool. A vista do local é deslumbrante.
O Albert Dock era o antigo porto da cidade. A área foi revitalizada e hoje é um local incrível para fotografar e admirar. A região abriga as principais atrações culturais e Liverpool, possui vários museus, galerias, restaurante e bares.
Próximo ao Albert Dock está o The Beatles Story Exhibition, o museu mais completo sobre a banda e um dos mais visitados da cidade. Ele está dividido de forma cronológica e cada sala possui objetos, roupas e instrumentos musicais originais do grupo. No museu você ainda pode passear pelo interior do Yellow Submarine, ver o último piano utilizado por John Lennon e uma coleção de seus óculos.
Não dá para visitar Liverpool sem conhecer o Cavern Club. Inaugurado em 1957 esse bar é mundialmente famoso por ser o primeiro local em que os Beatles se apresentaram oficialmente. Ao todo, a banda se apresentou no Cavern Club em 292 ocasiões. Em 1973 o bar foi demolido. No entanto, em 1984 um novo Cavern Club foi reconstruído com os tijolos retirados do local original. Bem em frente ao bar está o Cavern Pub, onde encontra-se uma estátua de John Lennon.
Outro local histórico de Liverpool é a Rua Penny Lane. Localizada em um bairro residencial a rua possui um barber shop e um banco (como citado na música).
Se você for até a St. Peter’s Church, local onde Lennon e McCartney se conheceram em 1957, ao visitar o cemitério anexo à igreja, é possível encontrar a lápide de Eleanor Rigby. No entanto, se você prefere ver uma estátua da moça (e de todas as pessoas solitárias), ela está localizada na Stanley Street, próximo ao centro da cidade.
Se você é fã de carteirinha dos Beatles, visite também a velha casa dos McCartneys e a casa em que John Lennon morava com sua tia Mimi. As duas residências são patrimônios nacionais do Reino Unido e para visitá-las é necessário comprar o tour oficinal.
Quando você quiser dar um tempo na Beatlemania, a dica é visitar o Museu Marítimo e o Museu da Escravidão. Ambos ficam no mesmo edifício, o Merseyside Maritime Museum. No Museu Marítimo há uma exposição especial sobre o Titanic, já que o famoso navio foi registrado em Liverpool. Já no Museu da Escravidão você irá encontrar a história sobre a escravidão no mundo e uma homenagem emocionante às pessoas de pele negra.
Outro local que merece ser visitado é a Catedral de Liverpool. Essa igreja construída em estilo neogótico, possui 101 metros de altura, grandes vitrais coloridos e o título de igreja mais extensa do mundo com quase 189 metros de comprimento!
Para quem gosta de futebol a dica é visitar o estádio oficial do Liverpool FC. Dá para fazer um tour guiado ou assistir uma partida de um dos principais times da Inglaterra.
Por fim, sua viagem só será completa se você passear pela Echo Wheel of Liverpool, uma roda gigante com 60 metros de altura, 42 cápsulas de vidro, sendo uma delas uma cápsula VIP com poltronas de couro, TV e champanhe.
Gostou de Liverpool? Que tal conhecer um pouco mais sobre Dublin?