O arquipélago de Fernando de Noronha parece ficar em um universo a parte: praias de areias douradas, belas formações rochosas, recifes de corais e vida marinha única em uma área de total preservação. Localizada a 545 quilômetros de Recife, chegar na ilha é possível através de barco ou avião. Noronha é pequena, o que facilita conhece-la: são apenas 17 quilômetros quadrados.
As atividades normalmente acontecem ao redor das praias, como o surf, passeios de barco e bugue, caminhadas e o incrível mergulho com cilindro. Se você não gostar da experiência do mergulho, poderá optar por fazer snorkel nas piscinas naturais do Atalaia, que já rendem belíssimas paisagens submarinas. Os surfistas encontram a felicidade nos meses de dezembro a março, na Cacimba do Padre, com ondas que chegam a 5 metros de altura.
A preservação dessa ilha, que tem quase a idade do Brasil, se deve ao fato da área ter sido aberta a visitação somente nos anos 90. Transformada em Parque Nacional Marinho e Patrimônio Mundial Natural da UNESCO, a ilha tem controle rigoroso dos seus visitantes. Somente 240 pessoas podem pernoitar no arquipélago simultaneamente.
Quem tem esse privilégio pode curtir o pôr do sol nas praias do Cachorro, do Meio ou no mirante Boldró, deslumbrar as belezas da Baía do Sancho, dos Porcos e a Praia do Leão, além de apurar seus conhecimento com as palestras do Ibama e do Projeto Tamar e ainda curtir um forró no Bar do Cachorro.
Prepare também o bolso, já que tudo na ilha costuma ter um preço bem salgado. Mas viaje tendo a certeza de que cada tostão investido nesse passeio vale a pena, afinal, não é todo dia que se pode conhecer o paraíso aqui na Terra.