Inebriante, receptiva e calorosa. É difícil alguém não gostar da capital da Irlanda. Dublin é uma cidade de porte médio – não tão grande ao ponto de assustar, nem tão pequena ao ponto de aborrecer.
Turisticamente, a capital da Irlanda é bastante compacta. Dublin é pacata, hospitaleira e animada. A cidade possui ruas tranquilas e de fácil locomoção. É possível conhecer praticamente tudo a pé ou de bicicleta em poucos dias.
Porém, o que faz de Dublin especial é o seu povo. Ainda mais se você é bom de copo. Bastam alguns minutos em um pub para que você conheça pessoas bem humoradas, sarcásticas e divertidas. Os irlandeses são curiosos e mestres em tirar sarro. Eles gastam horas conversando sobre qualquer assunto, de futebol à política. Tudo, claro, mediante a um bom trago.
Comece seu passeio no lugar mais animado de Dublin: o Temple Bar. Quem pensa que o Temple Bar é apenas um famoso pub turístico, engana-se. Esse é o nome do bairro mais boêmio da cidade. As ruas dessa região estão sempre lotadas e os bares sempre cheios. Passear por aqui é garantia de diversão. Em todos os cantos você encontrará música irlandesa, pessoas dançando, bebendo e se divertindo. O Temple Bar (agora estamos falando do pub) é um estabelecimento aberto em 1840 e deve ser parte obrigatória do seu roteiro, nem que seja para tomar apenas uma cerveja.
Falando em cerveja, um dos passeios mais divertidos de Dublin está relacionado a ela. A fábrica da Guinness fica na capital irlandesa e possui um passeio temático incrível! A Guinness Storehouse é museu completo, com esculturas, peças publicitárias e explicações sobre a fabricação de uma das cervejas mais famosas do mundo. No prédio há um belíssimo pub onde o visitante aprende a tirar seu próprio chope. No terraço da fábrica é possível ver Dublin do alto e a vista é simplesmente imperdível.
Outra experiência semelhante é Old Jameson Distillery. Nesse local é produzido um whiskey (com ey, mesmo) irlandês. Há um tour mostrando o processo de fabricação da bebida e, claro, uma degustação.
A prisão Kilmainham Gaol também merece ser visitada. Construída em 1796 ela abrigou vários revolucionários que queriam a independência da Irlanda. Pelo seu caráter histórico e político, esse acabou sendo um dos edifícios mais importantes do país.
A Catedral de São Patrício, ou Saint Patrick’s Cathedral, é uma das igrejas mais famosas do mundo. Ela foi construída em 1191 e em seu interior há vários vitrais magníficos. Já a Christ Church Cathedral é a catedral mais antiga da cidade, sendo construída em 1030. Ela tem apresentações musicais famosas, além de uma cripta com várias estátuas, livros medievais e até um gato e um rato mumificados em seu interior.
Caminhar pela Grafton Street deve ser uma obrigação para você viver os ares da cidade. Nessa via de pedestres, localizada no coração de Dublin, há uma estátua de Molly Malone, uma personagem ícone do país. Os irlandeses contam que ela era uma mulher linda que andava pelas ruas vendendo peixe num tempo em que a fome assolou a região.
Outro local que merece sua visita é o Trinity College, a maior e mais antiga universidade da Irlanda. Ela foi fundada em 1592 pela rainha Elizabeth I e possui uma das mais vastas e belas bibliotecas da Europa.
Ao visitar Dublin, reserve todo o fim do dia para fazer um ritual: eleja um pub, peça um pint de cerveja e converse com um simpático morador da cidade. E, fique esperto: se um irlandês lhe pagar uma rodada, o mínimo que você pode fazer é retribuir a gentileza.
Gostou de Dublin? Conheça outros locais incríveis em nosso caderno de Turismo.