Conheça o Deserto do Atacama no Chile

24/07/2017 |

O Atacama, considerado a região mais árida do mundo, está localizada a 2.440 metros de altitude. A chuva por lá não passa de 35 milímetros por ano.

Essa aridez garante ao local aparência de outro mundo e por isso, seu solo é comparado com o de Marte. A base para explorar a região é a pequena cidade de San Pedro de Atacama e seu principal ponto de visitação é o imponente Licancabur, vulcão com 5.916 metros de altura, bem na fronteira do Chile com a Bolívia. Este local sagrado ainda recebe oferendas do povo e a montanha oferece uma vista fantástica do deserto.

Se você quer pretende conhecer o Atacama, prefira viajar durante a primavera (setembro a novembro) e no outono (entre março e maio).

Engana-se quem acha que é impossível se divertir no Deserto do Atacama! Entre algumas atrações procuradas da região estão:

  • Vales da Lua e da Morte, muito visitado durante a tarde para que os turistas contemplem o pôr do sol entre o vulcão Licancabur e as dunas de areia;
  • Gêiseres de El Tatio, passeio que começa bem cedinho, pois a fumaça dos gêiseres desponta entre 6h e 7h da manhã. Para ver de perto este espetáculo é preciso subir 4.300 metros de altura;
  • Salar de Atacama, com mais de 320 mil hectares é possível ver crostas de sal de até 70 centímetros de altura, criadas a partir da evaporação das águas subterrâneas, causando um acúmulo de cristais. O Salar fica a 2.300 metros acima do nível do mar e suas principais atrações são duas crateras, chamadas de “olhos”, com água de cor azulada e de origem desconhecida;
  • Lagoas do Atacama, como Miscanti e Miñiques, formadas devido ao estancamento de água após a erupção do vulcão Miñiques, há um milhão de anos. As lagoas Chaxa, Tebenquiche e a Lagoa de Cejar também vão garantir lindos momentos em sua viagem.

O local também abriga o Museu Arqueológico Gustavo Le Paige, que possui um vasto acervo de sítios pré-colombianos. Além disso, promove mostras temporárias ao longo do ano.

Para se alimentar, se você procura por uma experiência culinária regional, as carnes de lhama e vitela, queijo de cabra e as tradicionais empanadas de carne ou de queijo são as indicações que você precisa provar!

Você sabia? Em alguns lugares específicos do deserto não chove há mais de 400 anos. Mesmo assim, a cada cinco ou dez anos acontece o fenômeno “Deserto Florido”, quando o Atacama fica coberto de flores coloridas.

O Deserto do Atacama é com toda certeza um lugar incrível para conhecer na América do Sul e que surpreende por suas belezas e peculiaridades.