A região do Oriente Médio possuem um grande número de exóticas riquezas naturais, ainda desconhecidas por muitos, por serem regiões de difícil acesso e pouco divulgadas, elas parecem ainda mais distantes do nosso cotidiano.
Quer explorar o Oriente Médio de uma maneira diferente? Confira nossas dicas abaixo:
1- Oásis de Farafra, Egito
A região egípcia do Deserto Branco, chamado Sahara el Beyda, chama a atenção por sua coloração, proveniente das formações maciças de giz.
2- Cavernas Jabal Qara, Arábia Saudita
Um dos lugares mais antigos da Terra a estar inabitados, a cidade histórica fica em Amman Citadel e é um verdadeiro sítio geológico, que impressiona e encanta por suas formas.
3- Ilha Socotra, Iêmen
O que mais chama a atenção nesse pequeno e árido arquipélago são as árvores, com formas bem diferentes do que estamos acostumados. Na foto abaixo, a espécie Dracaena Cibanari, com seus inúmeros galhos e poucas folhas.
4- Monte Ararate, Turquia
Acredita-se que era nesse monte que a Arca de Noé se encontrava. É o pico mais alto da Turquia, com surreais 5.137 metros, dividindo-se com o Irã.
5- Mar Morto, Jordânia/Israel/Cisjordânia
O famoso Mar Morto está, infelizmente, diminuindo. É um espetáculo da natureza sobre o qual quem vai à região preciso ver com os próprios olhos. As águas fazem bem para a pele, pois suas águas são ricas em sais minerais.
6- Monte Sinai, Egito
O pico de granito tem 2.285 metros, dando uma vista espetacular. A região é considerada sagrada por cristãos, judeus e islâmicos, onde, segundo a Bíblia e a tradição judaica, foram entregues as Tábuas da Lei a Moisés.
7- Rub’ al Khali, Península Arábica
É o maior deserto de areia do mundo, cobrindo cerca de 650 mil km². As temperaturas por lá são extremas, desde 0° à 60°C ao meio dia, lá você pode ver dunas mais altas do que a Torre Eiffel.
8- Fiordes de Musandam, Oman
Dar uma volta de barco na costeira de Musandam e até um mergulho são só dois dos atrativos locais. A região árida tem montanhas de até dois mil metros acima do nível do mar.
9- Rio Nilo, Egito
O segundo rio mais extenso do mundo banha o Egito, mas atravessa outros dois países: Uganda e Sudão. Seus 6.650 km só perdem para o rio Amazonas, no Brasil.
10- Wadi Rum, Jordânia
O nome “Rum” significa “elevado”. Também conhecido como “O Vale da Lua”, é formado por arenito e rocha de granito.
11- Cachoeira Tortum, Turquia
Um dos mais marcantes tesouros turcos, essa cachoeira tem uma área de lazer para turistas em seus arredores e uma plataforma de observação.
12- Deserto Negro, Egito
O que mais chama a atenção nessa parte do Egito são as montanhas cobertas por areias negras.
13- Red Canyon, Israel
O cânion avermelhado tem uma trilha para aventureiros e até mesmo famílias, que percorre os corredores de arenito. Os ventos são muito fortes e esse conjunto de característica faz do local um dos mais impressionantes de Israel.
14- Rochas e casas da Capadócia
A região, conhecida pelo forte apelo do balonismo, é histórica e geológica. As habitações escavadas em rochas também são uma atração turística que chama muito a atenção.
15- Província de Asir, Arábia Saudita
Com os picos mais altos do país, que chegam a quase três mil metros, pertenceus aos turcos e foi motivo de brigas por muitos anos. Atualmente, pertence à Arábia e é uma região extremamente escassa.