Atrações turísticas reabrem no Brasil. É seguro viajar em tempos de Covid-19?

10/07/2020 |

Depois de meses fechadas por causa da pandemia do coronavírus, algumas das maiores atrações turísticas do país estão reabrindo as portas. Porém, que medidas de segurança esses lugares estão tomando? Pesquisamos os comunicados de algumas das atrações para compartilhar com os leitores da Revista Vertical.

Alpen Park – Canela (RS)

Famoso por seus atrativos como montanha-russa e tirolesa, o Alpen Park já deu início a uma retomada gradativa de suas atividades. O local está operando com uma capacidade reduzida de público e, ao chegar, os visitantes terão que medir a temperatura. O parque também criou várias estações de álcool gel, sinalizações de distanciamento social, colocou placas de conscientização sanitária.

A administração afirma ainda que todos os brinquedos são higienizados após o uso e que permanecem fechadas as atrações indoor.

Beto Carrero World – Penha (SC)

Logo na entrada os visitantes passam por um nebulizador com água ozonizada. Há também trabalhos de fumigação por todo o parque. O Beto Carrero World informa que reforçou todos seus procedimentos de higiene, está trabalhando com uma capacidade reduzida de público em 50% e está realizando a medição e temperatura de todos os visitantes.

Complexo Turístico de Itaipu

A área que cerca a estrutura da Usina Hidroelétrica de Itaipu possui robôs de desinfecção de ambientes que trabalham no processo de descontaminação das áreas internas e externas. Quando está em operação, o robô emite um sinal sonoro para que as pessoas não permaneçam naquele ambiente.

A empresa está medindo a temperatura dos turistas, colocou estações de álcool gel em diversos pontos de seu terreno e está operando com sua capacidade reduzida.

Até o momento o Itaipu Especial (passeio por uma parte interna da usina) e o Ecomuseu estão fechados e sem previsão de reabertura.

Parque Nacional do Iguaçu – Foz do Iguaçu (PR)

No Centro de Visitantes há uma barreira sanitária na qual o público tem sua temperatura medida. Há também orientação de usar álcool gel, higienizar os sapatos em um tapete especial e manter o distanciamento social.

O parque está operando com sua capacidade reduzida e  locais como o Espaço Memória, o auditório, e quiosques seguem fechados.

Hot Park – Rio Quente (GO)

O local abriu o complexo para hóspedes do complexo Rio Quente dia 09 de julho. Para o público geral, a reabertura ocorrerá dia 07 de agosto.

O Hot Park trabalhará com capacidade reduzida de público em 50%. Há orientações de distanciamento social com adesivos no chão, placas de conscientização sanitária e higienização intensiva. A administração ainda informa que para evitar aglomerações haverá controle do número de pessoas dentro das piscinas.

Parque Estadual de Canela (RS)

O parque já reabriu mas está com uma capacidade reduzida do público em 50%. No local foram instalados vários dispensers de álcool gel. Os visitantes poderão ter acesso à Cascata do Caracol e nas trilhas de caminhada no meio da mata. Porém, playgrounds e churrasqueiras permanecem fechadas.

Parques da Serra Bondinhos Aéreos – Canela (RS)

Outra atração de Canela que já está reaberta ao público. No local foram colocados tapetes higiênicos em todas as áreas e foi adotado o uso de termômetro para medir a temperatura dos visitantes. Quem tiver com mais de 37ºC não poderá realizar o passeio e será orientado a buscar atendimento médico.

O parque também dispõe de álcool gel em sanitários, na entrada e nos setores de embarque e desembarque. As janelas dos bondinhos terão que ficar abertas 100% do tempo e haverá uma distância mínima de dois metros entre as pessoas na fila. Além disso, cada bondinho só poderá transportar um grupo familiar por vez. Se a pessoa estiver sozinha ou com um grupo de amigos, só poderá entrar uma pessoa de cada vez.

No momento, o local irá operar com 25% da capacidade de publico.

Hot Beach Olímpia – Olímpia (SP)

Um dos principais parques aquáticos do estado de São Paulo ainda não tem data para reabertura. Porém, o local já anunciou alguns protocolos sanitários. Segundo a administração a reabertura acontecerá em 3 fases, sendo a primeira com 30% da capacidade de público; a segunda com 50% e a terceira com até 100%.

Todos os visitantes terão sua temperatura medida, haverá comunicação para boas práticas de higiene e orientação de distanciamento social. Álcool gel será espalhado em diversos locais. Não haverá restaurantes self-service e haverá um reposicionamento nas mesas, cadeiras e espreguiçadeiras.

Hopi Hari – Vinhedo (SP)

O parque de diversões ainda não tem data para reabertura, mas já definiu uma série de protocolos sanitários. Haverá medição de temperatura e será exigido um distanciamento de 1,5 metro nas filas de atrações e lanchonetes.

O parque operará com 30% da capacidade e as atrações indoor como Katakumb, Mina del Joe e Theatro di Kaminda permanecem fechadas por tempo indeterminado.

Já é seguro aproveitar essas atrações?

Segundo autoridades da área da saúde a reabertura das atrações turísticas deve ser feita com muita cautela. Mesmo com os procedimentos adotados ainda haverá risco de transmissão do coronavírus.

Outro ponto que precisa ser levado em conta que é os destinos turísticos abertos são visitados por pessoas de diferentes locais do Brasil, o que pode fazer uma circulação ainda maior do vírus.

Veja como se proteger do coronavírus (COVID-19).