Em 2015 a ONU (Organização das Nações Unidas) promoveu um acordo global com quase 200 países para estabelecer os chamados Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS).
Ao todo são 17 itens que funcionam como metas globais para que cada país possa fazer a sua parte em relação à alguns dos principais problemas mundiais, tais como fome, pobreza, analfabetismo, desigualdade social, poluição, entre outros.
Essas metas servem para que os países participantes possam estabelecer planos, projetos e políticas públicas para melhorar seus indicadores até o ano de 2030.
Conheça os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável
De forma objetiva, 7 ODS tratam de temas ambientais de forma prioritária. No entanto, praticamente todos os objetivos tem uma relação indireta com o meio ambiente.
Por serem assuntos amplos e complexos, os ODS se inter-relacionam. Por exemplo, seria praticamente impossível superar os desafios da saúde sem pensar em saneamento básico. Do mesmo modo, para erradicar a fome é preciso produzir mais alimentos sem prejudicar o meio ambiente. Para reduzir a desigualdade social é necessário dar acesso igualitário a recursos ambientais a todos que necessitam.
Os desafios traçados pela ODS não são fáceis. No entanto a existência dessas metas e o trabalho em conjunto dos países é caminho ideal para evoluirmos e resolvermos cada um desses problemas globais.
Ao ver a tabela da ODS, esses desafios parecem grandes e distantes da nossa realidade. No entanto a verdade é que muitos desses desafios se aplicam em pequena escala e podem ser realizados em nossa rotina diária.
Nosso estilo de vida e a forma que vivemos pode ser mais ou menos sustentáveis. Sabendo das nossas responsabilidades e dos impactos que nossa vida causa ao meio ambiente, podemos decidir ter uma vida mais equilibrada para garantir assim um futuro melhor para as próximas gerações.
O Cemitério Vertical de Curitiba deseja um futuro melhor para nosso planeta e para toda a sociedade. A empresa trabalha diariamente com políticas sustentáveis para garantir um futuro melhor para o planeta. Agora, que tal você também pensar no futuro e começar a planejar as coisas para 2030? Pesquise mais informações sobre os 17 ODS e faça sua parte!