O Aerossol é uma forma de dispersão de líquidos ou sólidos através de um gás propulsor que cria uma névoa fina ou spray. Essa tecnologia foi inventada pelo físico Norbert Rillieux em 1927 e se tornou popular após a Segunda Guerra Mundial como os sprays de inseticidas. Com o passar dos anos, o aerossol foi aplicado na indústria de cosméticos, limpeza, medicamentos, tintas, entre outros.
Na década de 1950, os aerossóis se tornaram comuns nas rotinas das pessoas. No entanto, havia um problema crescente no uso de clorofluorcarbonetos (CFCs) presentes nos aerossóis: os CFCs, quando liberados na atmosfera, degradam o ozônio estratosférico.
Por isso, em 1987, foi assinado o Protocolo de Montreal no qual os países fariam uma redução gradual e, posteriormente, eliminariam o uso de substâncias que prejudicam a camada de ozônio, incluindo os CFCs. Atualmente a maioria dos aerossóis utiliza hidrocarbonetos e gases não inflamáveis. No entanto, mesmo com essa mudança, será que o aerossol é seguro para as pessoas e para o meio ambiente?
Aerossol e os impactos na saúde e no planeta
Quando um aerossol é disparo, as pequenas partículas podem ser inaladas e carregadas facilmente para dentro do sistema respiratório. Essa condição pode causar ou agravar doenças, como alergias e rinite, sobretudo em grupos mais sensíveis da população, como idosos e crianças.
Já na atmosfera, essas partículas podem permanecer suspensas por dias antes de se depositarem na superfície da Terra. Elas também podem ser carregadas por longas distâncias devido às correntes de ar, causando impactos não só regionais e locais, mas também globais.
Quando presentes na natureza, as partículas de aerossóis podem atuar absorvendo ou espalhando a radiação solar. Isso pode interferir no clima e influenciar a formação de nuvens e modificar os ciclos hidrológicos e o regime das chuvas.
Mesmo sem o CFC em sua composição, os aerossóis podem interferir de maneira direta no meio ambiente. Se cada pessoa no planeta utilizar o aerossol como inseticida ou como desodorante diariamente, isso já seria o suficiente para causar danos na natureza.
Alternativas ao uso dos aerossóis
Ao invés de comprar desodorantes em aerossóis, opte por desodorantes roll-on ou faça um desodorante sustentável. Outra dica é substituir os venenos em aerossol por um inseticida natural. Caso seja necessário utilizar o aerossol, utilize o produto até o final e faça o descarte de maneira correta.