Hora do Planeta

21/03/2022 |
Hora do Planeta
Foto de Porapak Apichodilok no Pexels

A Hora do Planeta é um movimento com o objetivo de conscientizar as pessoas, empresas e o poder público sobre os desafios socioambientais da atualidade. 

Todos os anos, a WWF convoca as pessoas para se unirem neste momento. A partir deste gesto simbólico, a mobilização e a economia de energia de milhões de pessoas pode mudar a trajetória do mundo e renovar as esperanças da humanidade em relação à natureza e a preservação.

História da Hora do Planeta

A Hora do Planeta é uma ação de sustentabilidade que nasceu em 2007 em Sydney, na Austrália. O gesto é bem simples: apagar as luzes das casas por uma hora, simultaneamente. Na época, mais de 2 milhões de pessoas e 2 mil empresas aderiram ao movimento e transmitiram a mensagem que estavam se mobilizando em prol do meio ambiente.

Em 2008 o movimento ganhou o mundo e, em 29 de março, 50 milhões de pessoas em 35 países apagaram as luzes por uma hora. O Coliseu, em Roma (Itália) e a Golden Gate, em São Francisco (Estados Unidos), foram alguns dos ícones globais que tiveram suas luzes desligadas na Hora do Planeta.

A primeira Hora do Planeta no Brasil ocorreu em 28 de março de 2009. O evento teve adesão de 113 cidades, 1167 empresas e 527 organizações. Monumentos como o Cristo Redentor e o Pão de Açúcar, no Rio de Janeiro (RJ), a Catedral de Brasília, no Distrito Federal, a Ponte Estaiada, em São Paulo (SP) e o Teatro Amazonas, em Manaus (AM) permaneceram no escuro graças a articulação do WWF-Brasil junto aos governos locais.

No ano seguinte, em 2010, o evento em prol da conscientização ambiental esteve em mais de 4200 cidades em 125 países. Em 2010 a mensagem da Hora do Planeta atingiu mais de um bilhão de pessoas em todo o planeta. No Brasil, mais de 300 monumentos em 96 cidades tiveram suas luzes apagadas no dia 27 de março.

Em 2015 o ficou ainda maior no país: a Hora do Planeta teve adesão de 185 municípios, incluindo todas as capitais e o Distrito Federal. Ao todo, 626 monumentos, prédios e locais público tiveram suas luzes apagadas por 60 minutos. No mundo, o evento apagou as luzes da Ópera de Sydney (Austrália), Torre Eiffel, em Paris (França), Big Ben, em Londres (Inglaterra), as Pirâmides de Gizé, no Egito, e muitos outros.

Ano passado, a Hora do Planeta bateu um recorde e mobilizou 192 países e territórios. O tema chegou ao trending topics em 42 países. A expectativa para esse ano é que esse número ainda seja maior.

Em 2022 a Hora do Planeta irá acontecer no dia 26 de março às 20h30 (horário local). Neste horário, se puder, apague as luzes da sua casa e de seu comércio.

Veja outras dicas para ter uma casa sustentável.