Hora do Planeta

21/03/2022 |
Hora do Planeta
Foto de Porapak Apichodilok no Pexels

A Hora do Planeta é um movimento com o objetivo de conscientizar as pessoas, empresas e o poder público sobre os desafios socioambientais da atualidade. 

Todos os anos, a WWF convoca as pessoas para se unirem neste momento. A partir deste gesto simbólico, a mobilização e a economia de energia de milhões de pessoas pode mudar a trajetória do mundo e renovar as esperanças da humanidade em relação à natureza e a preservação.

História da Hora do Planeta

A Hora do Planeta é uma ação de sustentabilidade que nasceu em 2007 em Sydney, na Austrália. O gesto é bem simples: apagar as luzes das casas por uma hora, simultaneamente. Na época, mais de 2 milhões de pessoas e 2 mil empresas aderiram ao movimento e transmitiram a mensagem que estavam se mobilizando em prol do meio ambiente.

Em 2008 o movimento ganhou o mundo e, em 29 de março, 50 milhões de pessoas em 35 países apagaram as luzes por uma hora. O Coliseu, em Roma (Itália) e a Golden Gate, em São Francisco (Estados Unidos), foram alguns dos ícones globais que tiveram suas luzes desligadas na Hora do Planeta.

A primeira Hora do Planeta no Brasil ocorreu em 28 de março de 2009. O evento teve adesão de 113 cidades, 1167 empresas e 527 organizações. Monumentos como o Cristo Redentor e o Pão de Açúcar, no Rio de Janeiro (RJ), a Catedral de Brasília, no Distrito Federal, a Ponte Estaiada, em São Paulo (SP) e o Teatro Amazonas, em Manaus (AM) permaneceram no escuro graças a articulação do WWF-Brasil junto aos governos locais.

No ano seguinte, em 2010, o evento em prol da conscientização ambiental esteve em mais de 4200 cidades em 125 países. Em 2010 a mensagem da Hora do Planeta atingiu mais de um bilhão de pessoas em todo o planeta. No Brasil, mais de 300 monumentos em 96 cidades tiveram suas luzes apagadas no dia 27 de março.

Em 2015 o ficou ainda maior no país: a Hora do Planeta teve adesão de 185 municípios, incluindo todas as capitais e o Distrito Federal. Ao todo, 626 monumentos, prédios e locais público tiveram suas luzes apagadas por 60 minutos. No mundo, o evento apagou as luzes da Ópera de Sydney (Austrália), Torre Eiffel, em Paris (França), Big Ben, em Londres (Inglaterra), as Pirâmides de Gizé, no Egito, e muitos outros.

Ano passado, a Hora do Planeta bateu um recorde e mobilizou 192 países e territórios. O tema chegou ao trending topics em 42 países. A expectativa para esse ano é que esse número ainda seja maior.

Em 2022 a Hora do Planeta irá acontecer no dia 26 de março às 20h30 (horário local). Neste horário, se puder, apague as luzes da sua casa e de seu comércio.

Veja outras dicas para ter uma casa sustentável.

Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.