Marketing é o conjunto de ações e estudos de mercado voltado às estratégias comerciais de uma empresa. Desta forma, marketing não é apenas publicidade. É uma preocupação com todas as cadeias produtivas. Um departamento de marketing deve se preocupar com atendimento, definição de preços, escolha da gama de produtos e serviços, distribuição e comunicação.
Com a evolução da Responsabilidade Ambiental as empresas utilizaram suas benfeitorias sustentáveis como uma estratégia de divulgação. Essas ações, focadas em prol do meio ambiente, compõe o que chamamos de Marketing Verde.
No entanto, assim como em todas as variáveis que envolvem a área de marketing, o Marketing Verde não serve apenas para que a empresa se intitule como ecologicamente correta. Ele deve associar a marca com a proteção ambiental e deve ser utilizado para que seus colaboradores se engajem com temas socioambientais. Feito isso é possível utilizar esse argumento para que seus clientes optem por produto e serviços sustentáveis e para agregar valor aos seus produtos.
Em um Sistema de Gestão de Ambiental (SGA) há duas funções relevantes: conscientização e comunicação.
Na parte de conscientização os colaboradores precisam compreender todas as questões de responsabilidade ambiental, bem como ajudar a companhia ser cada vez mais sustentável. Esses profissionais também podem praticar a gestão ambiental em casa e dar exemplos práticos dessa postura.
Em relação a parte de comunicação, as pessoas precisam saber quais foram as ações ambientais da empresa e assim elas podem escolher produtos e serviços cada vez mais sustentáveis. Este pensamento obriga o mercado a praticar melhor a gestão ambiental e aprimorar ainda mais seus produtos e serviços.
O marketing é parte fundamental do SGA pois as pessoas estão valorizando cada vez mais empresas que realizam o Marketing Verde.
Toda essa tendência sustentável já é realidade no Cemitério Vertical de Curitiba há alguns anos. Funcionários, clientes, fornecedores e toda a comunidade tem acesso as práticas e conteúdos ambientais que não expõe somente as boas ações, mas ajuda na preservação o planeta.