As placas fotovoltaicas, ou placas solares se multiplicaram por casas, comércios, postos de combustível, indústrias e empresas. Todo esse fenômeno tem razão de existir. Para compreender isso é preciso entender os dois tipos de placas solares existentes no mercado:
Placas Térmicas: são placas populares, usadas há vários anos para o aquecimento da água que utilizamos no chuveiro, nas pias ou mesmo na piscina.
Placas Fotovoltaicas: essas placas são mais modernas e transformam a radiação do sol em energia elétrica. Isso permite que possamos produzir nossa própria eletricidade.
Essas duas placas de energia solar são boas?
Sim! E muito! As placas térmicas evitam o uso de aquecedores e resistências, dois dos principais vilões no consumo de energia. Já as placas fotovoltaicas reduzem o consumo de energia vindo da rede pública.
Quando produzimos nossa própria energia economizamos na conta de luz e ficamos mais seguros em relação aos aumentos de tarifa. Essa economia já é sentida no primeiro mês, quando temos uma ótima sensação de reduzir gastos mensais.
As placas solares fotovoltaicas são uma realidade para grandes empresas e indústrias. Porém não pense que apenas eles podem se beneficiar: pequenas casas ou comércios também podem instalar painéis de energia solar. A regra de produção de energia é simples: quem investe mais, economiza mais, quem investe menos, economiza menos. No entanto, o gasto energético de uma indústria é infinitamente maior que de uma casa. Ou seja, proporcionalmente você poderá economizar ainda mais que uma grande empresa.
Em qualquer local, produzir a própria energia é um excelente negócio. Atualmente existem ótimos fornecedores e os equipamentos estão ficando cada vez melhores e com preços cada vez mais acessíveis.
Além dessa economia, a energia solar é a mais sustentável que existe. O sol está constantemente nos enviando energia, sem cobrar nada por e sem ter o risco de se esgotar. Placas solares nos permitem aproveitar um recurso natural que bate todo dia em nossa porta.
Dito isso, quem ainda não produz sua própria energia está deixando de economizar e de explorar um recurso natural precioso, ilimitado e grátis.
A sustentabilidade é uma das marcas de nossa geração. E a energia solar é um exemplo disso. Por isso, quando você se perguntar: será que vale a pena investir em placas de energia solar, a resposta é sim! Vale muito a pena!