Sempre que pensamos em ter uma casa sustentável acreditamos que isso é fora da realidade ou muito caro. Essas duas ideias estão erradas: ser sustentável e colaborar com a preservação do meio ambiente é fácil e está ao alcance de todos.
Há diversas formas de tornar sua casa mais sustentável. Seguindo algumas dicas você irá ajudar a preservar o meio ambiente, evitar o desperdício e economizar. É possível que nem todos esses conselhos possam ser colocados em prática imediatamente. Porém, você pode iniciar do jeito que conseguir e planejar outras coisas ao longo do tempo.
O que é uma casa sustentável
Ter uma casa sustentável é buscar alternativas econômicas para minimizar o consumo dos recursos não renováveis do planeta. Embora algumas tecnologias verdes sejam um pouco mais caras, em médio e longo prazo a economia proporcionada pelo produto compensa o investimento.
Também é importante colocar em sua rotina ações sustentáveis. Essas atitudes interferem diretamente na qualidade de vida dos seus filhos, netos e das próximas gerações.
Como tornar sua casa mais sustentável
Muitas pessoas estão tomando cada vez mais consciência da importância da preservação e da sustentabilidade. Para ajudar nessa tarefa nós preparamos algumas dicas práticas e eficientes que vão colaborar para que você tenha uma vida mais verde.
1. Reduza o consumo de água e energia
Essa é uma das lições mais antigas e verdadeiras em relação à sustentabilidade. É preciso economizar água e energia. Quando iniciar seus costumes sustentáveis, acompanhe seu consumo mês a mês e veja se você conseguiu reduzir alguma coisa. As dicas básicas destas economias, todos conhecem, mas vale sempre relembrar:
- Apague as luzes ao sair de cada ambiente;
- Aproveite a iluminação natural e deixe as cortinas abertas;
- Feche a torneira enquanto escova os dentes;
- Mantenha o chuveiro fechado enquanto passa shampoo, sabonete e condicionador;
- Deixe para lavar roupas quando tiver peças suficiente para encher a máquina;
- Reutilize a água da máquina de lavar para limpar pisos.
Além dessas dicas, sempre que possível, reavalie sua rotina e reveja seus hábitos. Sempre haverá algo novo para fazer. Veja, por exemplo, se a energia solar, vale a pena para sua residência.
2. Diminua o consumo dos descartáveis
Quando falamos em sustentabilidade, reduzir o lixo é uma tarefa básica. Isso se torna ainda mais relevante quando eliminamos artigos descartáveis da nossa rotina. Sempre que puder, evite usar pratos, copos, talheres, embalagens de isopor e garrafas pet. Se esses materiais não forem descartados corretamente eles podem levar até 200 anos para decompor.
3. Reaproveite embalagens
Embalagens podem ser recicladas. Mas podem ser reutilizadas. Que tal dar uma nova função para alguns itens? Potes de papinha de bebê são ótimos para guardar temperos. Vidros de café solúvel servem para guardar parafusos, cereais, produtos de limpeza e outros objetos.
Com um pouco de criatividade você pode encontrar um bom uso para muitas embalagens sem ter que descartá-las!
4. Tenha uma horta
Temperos e verduras podem ser plantadas em garrafas pet, potes de sorvete ou de margarina. Esses vasinho também cabem em qualquer espaço: hortas verticais, pequenas floreiras ou parapeitos de janelas.
Com essa atitude, além de poder dar mais gosto para sua comida, você ainda evita consumir agrotóxicos e ajuda a purificar o ar.
5. Tenha plantas em casa
Aprendemos na escola que as plantas consomem gás carbônico e liberam oxigênio em um processo chamado de fotossíntese. Ter algumas plantas por perto é sempre uma grande ajuda. Conheça algumas plantas que melhoram a qualidade do ar e você pode cultivar em casa.
6. Use lâmpadas LED
Lâmpadas LED possuem menor consumo de energia. Enquanto uma lâmpada LED gasta 7W, a lâmpada incandescente consome 60W e a fluorescente 15W. Além disso a durabilidade do LED é muito grande e compensa o investimento.
7. Aproveite a luz solar
Abra as janelas e deixe a luz entrar! Essa é uma forma excelente para economizar energia e renovar o ar dos ambientes internos. Se possível, coloque em sua casa clarabóias e telhados transparentes para aproveitar o máximo a luz do astro-rei.
Nas áreas externas você pode comprar spots de luz que acumulam luz solar durante o dia e iluminam a noite. Desta maneira você pode iluminar jardins, ambientes e corredores sem a necessidade de gastar energia.
8. Use sensores de presença
Se você mora em condomínio ou tem uma família grande sabe que é comum alguém esquecer as lâmpadas acesas. Por isso, avalie a possibilidade de instalar sensores de presença na garagem, corredores e locais que não exigem iluminação constante.
9. Separe o lixo reciclado
Vidros, plásticos e papéis podem ser reutilizados através da reciclagem. Por isso, para colaborar com o meio ambiente, separe esses produtos. Na maioria das cidades existem catadores, empresas que realizam a coleta seletiva e cooperativas.
10. Faça compostagem
Muitas das coisas que jogamos no lixo orgânico servem de adubo para sua horta, planta ou jardim. Aprenda como fazer uma compostura e veja também como fazer adubo caseiro com restos de comida.
11. Aproveite a água da chuva
Se você mora em casa, significa tem a possibilidade de aproveitar a água da chuva. Através de cisternas, caixas d’água ou bombonas você pode captar água e utilizá-la para lavar calçadas, regar plantas ou nos vasos sanitários.
12. Use sua criatividade
Ser mais sustentável é um hábito que se adquire com o tempo. Por isso, veja onde mais você pode fazer a diferença. Por exemplo: vai trocar os móveis da casa? Que tal utilizar madeiras de demolição? Nas reformas você também pode usar artigos sustentáveis, como tintas ecológicas, bambu, argamassa a base de argila e muito mais!
Se todos tivermos mais consciência conseguiremos deixar um planeta melhor para as próximas gerações!