Como viajar fazendo trabalho voluntário

01/08/2022 |
Como viajar fazendo trabalho voluntário

Você sabia que é possível viajar fazendo trabalho voluntário? Essa é uma opção incrível para quem gosta de conhecer outros lugares e deseja fazer o bem.

Essas viagens, além proporcionar experiências sociais e culturais, também podem transformar sua vida. Elas criam laços de amizade, gratidão e ajudam você a construir um currículo mais interessante para o mercado.

A ideia básica do voluntariado é trocar trabalho por hospedagem e alimentação. No caso, a moeda de troca são as habilidades que cada cada um tem.

Gostou da ideia? Conheça algumas plataformas que ajudam a realizar viagens em troca de trabalho voluntário. É possível visitar o mundo todo em troca de serviços, tais como guiar turistas, ensinar outros idiomas e até mesmo trabalhar em fazendas.

Plataformas para viajar fazendo trabalho voluntário

WWOOF

A WWOOF é um serviço para conectar voluntários com agricultores de alimentos orgânicos e sustentáveisNa prática, funciona assim: as fazendas anfitriãs acolhem os viajantes de todo o planeta que desejam conhecer aquele país. Os visitantes realizam tarefas diárias nas propriedades e, em troca, a fazenda oferece hospedagem e alimentação.

Para participar do projeto é necessário ter mais de 18 anos e pagar uma taxa anual de U$ 38,00 para a WWOOF.

Veja mais no site da WWOOF.

Worldpackers

A Worldpackers é uma plataforma que conecta pessoas do mundo todo em troca de hospedagem. Os anfitriões possuem oportunidades em chácas, fazendas, ecovilas, ONGs, escolas, entre outros.

A taxa para viajar varia entre U$ 10 e U$ 50 e é preciso fazer um cadastro no site para participar.

Conheça a Worldpackers

United Nations Volunteers: viajar fazendo trabalho voluntário através de um programa da ONU

Esse é um programa de voluntariado da ONU voltado para pessoas com mais de 25 anos que tenham formação superior, dois anos de experiência no mercado de trabalho e tem conhecimentos de inglês, espanhol ou francês.

Para participar é necessário fazer um registro no Global Talent Pool. Os trabalhos duram entre seis e doze meses, em média. O voluntários, além de estadia e alimentação, possuem certos subsídios, já que o objetivo do programa é permitir que as pessoas vivam com um certo padrão de vida e com segurança.

Mais informações no site oficial.

Help Exchange

O Help Exchange é um site presente no mundo inteiro no qual os anfitriões se cadastram oferecendo alojamento e alimentação em troca de serviços em fazendas orgânicas, ranchos, casas de famílias, albergues e até veleiros.

Para ter acesso ao programa é necessário fazer um cadastro no site. Os voluntários podem optar por cadastros grátis ou premium, sendo que a segunda opção tem o custo de 20 euros e é válida por 2 anos.

Sudan Volunteer Programme

O Sudão é um dos países mais pobres do mundo. Para ajudar a nação, a Sudan Volunteer Programme envia universitários e graduados para ensinar inglês em instituições públicas de ensino superior de todo o país.

Para participar não é necessário pagar nada. Em troca do trabalho, o voluntário recebe alojamento e um salário equivalente ao de um assistente de ensino.

Mais informações no site oficinal.

Como viajar fazendo trabalho voluntário através do HelpStay

Através do site HelpStay, é possível viajar para mais de 100 países e ajudar em diversas áreas. Tem opções para ensinar línguas, colaborar em fazendas, cuidar de animais e do meio ambiente, melhorar a comunidade e até opções para grupos.

Para participar do site, é necessário pagar uma taxa de 30 euros por ano.

Para mais informações, acesse o site da HelpStay.