Quando jogamos fora um alimento, prejudicamos o meio ambiente e aumentamos os problemas sociais. Aprenda como evitar o desperdício de alimentos e colabore de forma sustentável para o planeta e para a comunidade!
Como já falamos, o desperdício de alimentos é uma questão grave que exige atenção. Mesmo com o crescimento populacional, a quantidade de comida produzida no mundo pode suprir toda a demanda de alimentos no planeta. Porém, como cerca de um terço dos alimentos acaba no lixo, agravamos o problema da fome e do aquecimento global.
Segundo uma pesquisa realizada pela Embrapa em parceria com a FGV, os alimentos mais descartados no Brasil são: arroz, carne vermelha, feijão e frango. Para te ajudar a reduzir esses índices, vamos te dar algumas dicas.
Dicas de como evitar o desperdício de alimentos
- Faça uma lista de compras: antes de ir ao mercado, olhe sua dispensa e sua geladeira. Faça uma lista do que você realmente precisa e evite estoques desnecessários.
- Verifique a validade dos produtos: sempre que for preparar um prato, verifique os produtos que estão próximos de vencer. Se tiver dificuldade em organizar sua dispensa ou geladeira, faça uma planilha com o alimento e a data de vencimento para evitar o desperdício.
- Aumente a periodicidade de compras: ao invés de fazer compras uma vez por mês, vá ao mercado mais vezes. Além de evitar o estoque em excesso, essa ação permitirá que você compre em mercados, açougues e frutarias próximos à sua casa. Isso irá evitar deslocamentos mais longos e favorecer a economia local.
- Cuidado com promoções: as promoções costumam estimular a compra de um alto números de produtos, muitas vezes desnecessários ou próximos a data de validade. Portanto, evite o desperdício e aproveite apenas as promoções de itens você consome com frequência.
- Guarde os alimentos corretamente: frutas, verduras e legumes podem ser higienizados, secos e guardados em embalagens hermeticamente fechadas. Se você tiver alguma dúvida, sobre esse assunto, veja como guardar vegetais corretamente.
- Congele: se você cozinhar demais ou comprar alimentos frescos que realmente valem a pena, congele o que puder e use de acordo com suas necessidades.
- Aproveite os alimentos por completo: a maioria dos seus alimentos você pode aproveitar completamente. Veja como fazer um caldo de legumes com restos de alimentos, por exemplo.
- Os feios também alimentam: não jogue fora uma fruta ou legume se ele apresentar algum defeito ou amassado. Corte a parte que não será utilizada e utilize o restante.