Como embalar presentes de Natal de forma sustentável

05/12/2022 |
Como embalar presentes de Natal de forma sustentável

Você sabia que é possível embalar os presentes de Natal de forma sustentável? Apesar da alegria e esperança dessa época, as tradições de Natal custam muito para o planeta. Além do hábito de consumir cada vez mais coisas que não precisamos, uma estimativa da Grã Bretanha apontou que as embalagens utilizadas para embalar os presentes de Natal são suficientes para dar a volta no planeta nove vezes.

Dessa maneira, pensando em um jeito mais ecológico, vamos dar algumas ideias de como embalar os presentes de Natal de forma sustentável, sem a necessidade de comprar papéis de presente novos.

Muitas dessas ideias se consistem em utilizar itens que já temos em casa, dando um novo uso para objetos que iram para a lixeira, reciclagem ou compostagem.

Como embalar os presentes de Natal de forma sustentável: utilize papel-pardo de sacolas e embalagens

Você pode utilizar papel-pardo de sacolas de roupas, sacos de comida ou qualquer outra fonte de origem. Para deixar essas embalagens mais bonitas, basta virá-las do avesso e utilizar algum outro objeto para decorar, como ramos de plantas.

Jornal e outros papéis

Embrulho de presente com jornal

Outro jeito simples para embalar os presentes de Natal de forma sustentável é utilizar jornais, papéis usados ou rascunhos. Se você tem filhos, pode chamá-los para desenhar ou pintar nas embalagens. Será sucesso garantido!

Furoshikis: embalagens de pano

Furoshikis: embalagens de pano

Sabe aquela camiseta ou lençol que você não usa mais? Você pode cortá-la para embalar presentes e o resultado fica sensacional! Um lenço (daqueles usados em buffets) pode ser utilizado para embalar presentes menores e panos de até 1m de largura embalagem bem a maioria dos presentes grandes!

Para decorar as embalagens, você pode cortar estrelas em cascas de laranjas, amarrar raminhos de plantas, utilizar pinhas e qualquer outro objeto que você tenha em casa! Lembre-se: sustentabilidade e imaginação caminham juntos!