Restos de legumes e vegetais, como cascas e talos, geralmente são descartados quando preparamos nossa comida. No entanto esses alimentos são ricos em nutrientes e sabor. Aprenda como fazer um delicioso caldo de legumes com restos de alimentos.
Um caldo de legumes é uma excelente opção para enriquecer preparos, como arroz, feijão, massas, sopas, risotos e purê. Esse caldo de legumes com restos de alimentos é uma excelente alternativa para fugir os temperos industrializados. Ele é mais barato, muito mais saudável e rico em vitaminas.
Receita Sustentável: caldo de legumes com restos de alimentos
Para preparar essa receita você não irá precisar nada além de água e restos de vegetais limpos e lavados. Você pode adicionar ervas aromáticas como tomilho, louro, coentro e salsa para intensificar o sabor do caldo. Se possível, utilize ervas frescas para melhorar o sabor e lembre-se: nada de desperdiçar talos.
Um exemplo dos ingredientes de um caldo sustentável:
- Cascas e parte de cima da cebola;
- Cascas de cenoura;
- Cascas e parte de cima da batata;
- Pontas de batata doce;
- Talo de alho poró;
- Cebolinha;
- Coentro;
Modo de preparo
Coloque todos os vegetais em uma panela, com exceção do coentro. Em seguida, cubra com água, ligue o fogo e coloque o coentro. Depois que atingir o ponto de fervura, deixe cozinhar em fogo baixo por uma hora.
Por fim é só coar e pronto! Seu caldo pode ser utilizado em receitas!
Como guardar seu caldo de legumes
Seu caldo de legumes pode ser armazenado na geladeira por até 7 dias (o ideal são 3) ou pode ser congelado por até 6 meses. Para congelar o caldo, utilize forminhas de gelo. Depois que eles ficarem sólidos, armazene em um saco tipo ziplock.
O bagaço deste caldo pode ser depositado em sua composteira.
O perigo dos caldos industrializados
Os caldos industrializados possuem ingredientes prejudiciais à saúde, tais como sódio, gordura, corantes e intensificadores de sabor. Mesmo quando misturados na comida diária, como arroz, feijão, carnes, sopas e tortas, eles podem contribuir para o ganho de peso e para outros problemas de saúde.
Além disso, os caldos prontos, assim como outros alimentos industrializados, podem irritar a mucosa estomacal e favorecer crises de gastrite. O consumo excessivo de sódio pode sobrecarregar os rins e acarretar em um cálculo renal. Há também a chance de aumentar a pressão arterial e riscos de sobrecarregar o coração, além de poder ocasionar problemas cerebrais.
A importância de fazer um caldo de legumes com restos de alimentos
Segundo a Sociedade Nacional de Agricultura as frutas, verduras e legumes são os itens mais desperdiçados nas refeições. O Brasil desperdiça cerca de 26 milhões de toneladas de alimentos por ano. Isso daria para alimentar 35 milhões de pessoas.
Partes não aproveitadas dos alimentos, como talos, cascas e folhas podem ter valores nutritivos maiores que a parte nobre do vegetal. Sementes de abóbora, talos de brócolis, de couve, de espinafre, cascas de banana, laranja, limão e folhas de brócolis são ótimas fontes de fibras e lipídios.
Você pode utilizar seu caldo de legumes com restos de alimentos em várias receitas. Por isso, pare de jogar comida fora, comece a reutilizar os restos de legumes e verduras. Além de melhorar sua alimentação, você irá contribuir para o planeta e reduzir o desperdício de comida. Veja mais dicas sobre sustentabilidade.