Em 2021 ocorreram várias ações sociais do Cemitério Vertical de Curitiba. A empresa realizou campanhas internas para ajudar os colaboradores que estavam necessitando de auxilio e também colaborou com ONGs e instituições não governamentais.
Escola 29 de Março
A Escola 29 de Março é uma instituição que oferece auxilio gratuito para mais de 150 pessoas com necessidades especiais. A parceria com o Cemitério Vertical de Curitiba começou a mais de 10 anos por causa de um bolo: a Escola entrou em contato com empresas da região solicitando um bolo para realizar uma festa para os alunos.
De lá pra cá, quando a Escola 29 de Março necessita de um auxilio específico, entra em contato com empresas parceiras, sendo uma delas o Cemitério Vertical de Curitiba.
“Geralmente a Escola precisa de fraldas, alimentos, sabonete líquido e lenço umedecido”, explica Elaise Kuginharski, assistente social do Vertical. “A cada ação social que realizamos no Cemitério conseguimos arrecadar uma boa quantidade de itens. O problema é que o consumo da escola também é alto. Temos a impressão que as doações vão durar por meses, mas, na realidade, os itens arrecadados duram poucas semanas”, complementa.
As ações sociais do Cemitério Vertical de Curitiba não se restrigem a doações de alimentos e itens de higiene. A empresa também auxilia em datas especiais. Na páscoa, houve uma campanha doação de chocolates e na Festa Junina, o Vertical contribuiu com refrigerantes, pães, salsichas e outros alimentos.
Em uma ação social de Natal, o Vertical colaborou com doações de alimentos para a realização de uma ceia. Além disso, os colaboradores do Cemitério apadrinharam 79 crianças doando presentes e kits de higiene. “Geralmente os presentes solicitados pelos alunos da Escola são roupas e outros objetos do dia a dia. Além do item pedido, nossos colabores costumam dar algo a mais, outras coisas que as pessoas podem precisar”, explica Ana Carolina Malczevski, analista de marketing do Vertical.
O trabalho realizado pela Escola 29 de Março é fundamental para a vida dos alunos e das famílias. No período da manhã, a escola costuma receber alunos mais velhos que possuem maior evolução na parte cognitiva. Já no período da tarde estão as pessoas que precisam de mais auxílio e atenção. Os professores trabalham com as particularidades individuais de um para que os alunos evoluam e se desenvolvam.
“Nós aprendemos muito com os alunos e professores da Escola 29 de Março. Quando os colaboradores do Cemitério Vertical vão até a instituição há uma transformação nos valores da vida. Essas pessoas nos ensinam demais”, explica Elaise.
Atualmente a Escola 29 de Março não possui um refeitório e todas as refeições dos alunos são realizadas dentro das salas de aula. A instituição está construindo este espaço e necessita de ajuda da comunidade.
Conheça a Escola 29 de Março.
Instituto Beija-Flor
O Instituto Beija-Flor (IBF) é uma organização de Colombo que atende crianças no contraturno da escola. Ao todo são 65 jovens carentes que aprendem música, arte e fazem aulas de reforço de português e matemática.
Em março de 2021 o Instituto Beija-Flor entrou em contato com o Cemitério Vertical de Curitiba pedindo para colocar um ponto de coleta de itens para bazar. Esses itens são vendidos por preços simbólicos para as famílias dos alunos que, podem revender para complementar a renda ou utilizar os objetos em suas casas.
O Cemitério Vertical de Curitiba colocou um ponto de coleta dentro do refeitório e realizou uma ação com os colaboradores para incentivar a doação de objetos que não eram mais utilizados. Durante o ano foi arrecadado roupas, móveis, louças, brinquedos e até uma bicicleta.
“A adesão da campanha foi tão grande que se tornou um costume dos colabores do Vertical fazerem essas doações”, explica Ana Carolina.
Com essas atitudes simples o Instituto Beija-Flor ajuda a tirar as crianças das ruas, reduz o trabalho infantil, ajuda a complementar a renda das famílias carentes e faz com que os jovens aprendam algo novo e cresçam como pessoas.
Ao entregar os itens arrecadados o Vertical procurou entender melhor quais as outras necessidades do IBF. Eles cometeram que recebiam alimentos da cesta básica, mas que faltava algumas outras coisas para dar mais sabor à comida. Um desses itens era molho de tomate para ser colocado no macarrão. O instituto também comentou que fazia algum tempo que as crianças não comiam nada além de pão no horário do café.
Com essa informação, o Cemitério Vertical de Curitiba fez uma campanha com os colabores solicitando doações de molho de tomate, creme de leite e leite condensado.
“Para muitos de nós esses itens são básicos e até triviais. Porém, para famílias carentes, um simples molho de tomate pode trazer mais alegria e esperança”, comenta Elaise.
Durante o ano de 2022 o Cemitério Vertical de Curitiba irá manter o posto de coleta de doações nas suas dependências. Por isso, se você tiver roupas, objetos de cozinha, artigos escolares, livros, eletrônicos, instrumentos musicais, brinquedos e outros coisas em sua casa que não usa, deixe esses itens no Vertical. Sua doação poderá fazer uma grande diferença na vida de muitas famílias.