Você sabe qual é a forma correta de separar o lixo? Falamos na Revista Vertical o tempo todo sobre a importância do consumo consciente, educação sustentável e como reduzir os resíduos. No entanto, por mais disciplinados que sejamos, sempre iremos produzir lixo.
Para fazer com que seus resíduos tenham reaproveitamento máximo, vamos dividi-los em três grupos: resíduos secos, reciclável molhado e rejeito. Fazer essa separação é melhor que pensar em lixo comum e reciclável.
Sabemos que as embalagens, quando separadas de forma correta e repassadas para a coleta seletiva, devem ser recicladas. Porém, todo o resto entra em uma lixeira comum e não percebemos que boa parte desses resíduos também podem ser reutilizados.
No lixo comum, temos costume de misturar resíduos orgânicos (restos de comida) com rejeitos de pouca biodegradabilidade. Esse costume é péssimo. Quase metade do lixo que produzimos, são justamente os resíduos orgânicos que podem ser reaproveitados. Quando esses materiais chegam nos aterros e lixões, eles contribuem de forma significativa para a poluição.
Restos de alimentos descartados de maneira inadequada geram gás metano (que é 23 vezes mais poluente que o gás carbônico). Além disso, esses resíduos atraem bichos e causam mal cheiro. Grande parte desses materiais podem ser reciclados através da compostagem, sem gerar nenhuma poluição.
A forma correta de separar o lixo: resíduo sólido seco
Nesse grupo entram os resíduos que podemos acumular em casa sem problemas. São os itens que vão para a coleta seletiva. Sempre que descartar embalagens usadas, lave-as para evitar contaminações e proliferação de insetos.
O que entra aqui
Embalagens de plástico ou papel limpas, metal, vidro, revistas, panfletos, papelão, latinhas de alumínio, panelas, embalagens plásticas e utensílios como copos, pratos, sacolas, etc.
Melhor descarte
Muitas cidades do Brasil possuem uma data específica para a coleta seletiva. Fique atento com a prefeitura e veja qual é o dia que a coleta passa em seu bairro.
A melhor forma de descartar essas embalagens é utilizando sacos de ração de cachorros, pacotes de arroz de 5kg, caixas de papelão ou sacos de lixo biodegradáveis.
A forma correta de separar o lixo: resíduo reciclável molhado
Nesse grupo, pensaremos nos resíduos orgânicos recicláveis. Restos de comida, como cascas de frutas, resíduos de legumes, comidas que estragaram, sementes e outras coisas podem ser decompostos em uma composteira. Você trata esses materiais em casa e transforma esses itens em adubo.
O que entra aqui
Resíduos orgânicos alimentares. Fezes de animais, papel higiênico, carnes e ossos não podem entrar na composteira.
Melhor descarte
Faça ou compre uma composteira e tenha esse item em casa. Se preferir, contrate uma empresa que faça a compostagem para você.
A forma correta de separar o lixo: Rejeito
Rejeito é o verdadeiro lixo. São resíduos que não conseguimos reciclar ou decompor. Felizmente, esses materiais correspondem a cerca de 10% da produção de uma casa. O maior problema é que temos o costume de descartar esses itens juntamente com os recicláveis molhados.
O que entra aqui
Sujeira do aspirador, papel higiênico, fraldas descartáveis, camisinhas, absorventes, embalagens sujas ou contaminadas e outros produtos industriais como tinta, esmaltes e cosméticos.
Melhor descarte
Utilize embalagens de papel como as de pão ou faça dobraduras de jornais para forrar a lixeira. Esse resíduo deve ser enviado para a coleta comum.