A forma correta de separar o lixo

02/01/2023 |
A forma correta de separar o lixo

Você sabe qual é a forma correta de separar o lixo? Falamos na Revista Vertical o tempo todo sobre a importância do consumo consciente, educação sustentável e como reduzir os resíduos. No entanto, por mais disciplinados que sejamos, sempre iremos produzir lixo.

Para fazer com que seus resíduos tenham reaproveitamento máximo, vamos dividi-los em três grupos: resíduos secos, reciclável molhado e rejeito. Fazer essa separação é melhor que pensar em lixo comum e reciclável.

Sabemos que as embalagens, quando separadas de forma correta e repassadas para a coleta seletiva, devem ser recicladas. Porém, todo o resto entra em uma lixeira comum e não percebemos que boa parte desses resíduos também podem ser reutilizados.

No lixo comum, temos costume de misturar resíduos orgânicos (restos de comida) com rejeitos de pouca biodegradabilidade. Esse costume é péssimo. Quase metade do lixo que produzimos, são  justamente os resíduos orgânicos que podem ser reaproveitados. Quando esses materiais chegam nos aterros e lixões, eles contribuem de forma significativa para a poluição.

Restos de alimentos descartados de maneira inadequada geram gás metano (que é 23 vezes mais poluente que o gás carbônico). Além disso, esses resíduos atraem bichos e causam mal cheiro. Grande parte desses materiais podem ser reciclados através da compostagem, sem gerar nenhuma poluição.

A forma correta de separar o lixo: resíduo sólido seco

Nesse grupo entram os resíduos que podemos acumular em casa sem problemas. São os itens que vão para a coleta seletiva. Sempre que descartar embalagens usadas, lave-as para evitar contaminações e proliferação de insetos.

O que entra aqui

Embalagens de plástico ou papel limpas, metal, vidro, revistas, panfletos, papelão, latinhas de alumínio, panelas, embalagens plásticas e utensílios como copos, pratos, sacolas, etc.

Melhor descarte

Muitas cidades do Brasil possuem uma data específica para a coleta seletiva. Fique atento com a prefeitura e veja qual é o dia que a coleta passa em seu bairro. 

A melhor forma de descartar essas embalagens é utilizando sacos de ração de cachorros, pacotes de arroz de 5kg, caixas de papelão ou sacos de lixo biodegradáveis.

A forma correta de separar o lixo: resíduo reciclável molhado

Nesse grupo, pensaremos nos resíduos orgânicos recicláveis. Restos de comida, como cascas de frutas, resíduos de legumes, comidas que estragaram, sementes e outras coisas podem ser decompostos em uma composteira. Você trata esses materiais em casa e transforma esses itens em adubo.

O que entra aqui

Resíduos orgânicos alimentares. Fezes de animais, papel higiênico, carnes e ossos não podem entrar na composteira.

Melhor descarte

Faça ou compre uma composteira e tenha esse item em casa. Se preferir, contrate uma empresa que faça a compostagem para você.

A forma correta de separar o lixo: Rejeito

Rejeito é o verdadeiro lixo. São resíduos que não conseguimos reciclar ou decompor. Felizmente, esses materiais correspondem a cerca de 10% da produção de uma casa. O maior problema é que temos o costume de descartar esses itens juntamente com os recicláveis molhados. 

O que entra aqui

Sujeira do aspirador, papel higiênico, fraldas descartáveis, camisinhas, absorventes, embalagens sujas ou contaminadas e outros produtos industriais como tinta, esmaltes e cosméticos.

Melhor descarte

Utilize embalagens de papel como as de pão ou faça dobraduras de jornais para forrar a lixeira. Esse resíduo deve ser enviado para a coleta comum.

Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.