Em 1972, durante uma conferência sobre o meio ambiente em Estocolmo, a Organização as Nações Unidas (ONU) instituiu o Dia Mundial do Meio Ambiente. A data passou a ser celebrada todo dia 05 de junho. Esse dia foi escolhido para coincidir com a realização de uma conferência cujo objetivo é chamar a atenção da população para os problemas ambientais e para a importância dos recursos naturais do planeta, algo que era visto como inesgotável por algumas pessoas.
A chamada Conferência de Estocolmo iniciou uma mudança no modo de ver e tratar as questões ambienteis. Ela também ajudou a estabelecer e orientar a política ambiental do mundo. Apesar do grande avanço que a Conferência representou, ainda não é possível afirmar que todos os problemas foram resolvidos.
Porém, graças a Conferência, o meio ambiente acabou se tornando um assunto mais presente em nossas vidas. Especialistas no tema discutem e buscam soluções para os problemas ocasionados pela exploração do ser humano no planeta, como a poluição das grandes cidades, desmatamento, aquecimento global, doenças relacionadas a essas questões e outros inúmeros problemas ambientais.
Graças a evolução e deste pensamento mais sustentável é possível afirmar que, aos poucos, a humanidade está seguindo por um caminho um pouco melhor. Por exemplo, há pouco mais de cem anos o óleo extraído da gordura da baleia era a principal fonte para a fabricação de velas e produtos de iluminação pública. Isso ocasionou uma caça desenfreada a esses animais. A partir da invenção do querosene a “caça as baleias” foi substituída pela exploração do petróleo, um recurso natural ainda poluente e danoso ao ambiente, porém mais vasto e menos prejudicial a vida marinha do oceano. Essa medida também reduziu os riscos extinção destes animais.
Até a década de 90, antes da expansão da internet e da popularização dos pendrives, impressoras, máquinas de escrever, máquinas registradoras e fax eram amplamente utilizados, gerando assim um alto consumo de papel pelas pessoas e empresas. Hoje, graças a esses avanços tecnológicos, nós utilizamos menos papel em nossa rotina diária.
Atualmente a humanidade passa por um boom de energias renováveis. Se há poucos anos a matriz energética mundial era dominada por termelétricas, hidroelétricas e usinas nucleares, hoje temos uma ampla expansão da utilização da energia solar (fotovoltaica), dos ventos (eólica) e dos resíduos orgânicos (biogás). Se quiser saber mais sobre o assunto, veja os benefícios de utilizar energia solar fotovoltaica em sua casa.
A lição que tiramos é que para sobrevivermos no futuro, a evolução do homem precisa ser mais sustentável. E, sustentabilidade é isso: alinhar o desenvolvimento socioeconômico à preservação ambiental, algo que felizmente, começamos a fazer.
Nossa mensagem nesse dia Mundial do Meio Ambiente vai para celebrar todos aqueles que produzem, desenvolvem, pesquisam e consomem produtos sustentáveis. Apenas dessa forma conseguiremos preservar o único planeta que temos.