Trocas alimentares desnecessárias para quem quer emagrecer

21/06/2024 |
Trocas alimentares desnecessárias para quem quer emagrecer

Nas dietas, existem algumas trocas alimentares desnecessárias para quem quer emagrecer. Quando queremos perder peso, além da redução de calorias ingeridas, é também importante optar por boas fontes de alimentos para ajudar no processo de saciedade.

Confira algumas trocas alimentares que não são obrigatórias para quem quer diminuir alguns quilos na balança.

Trocas alimentares desnecessárias para quem quer emagrecer

1. Arroz branco por arroz integral

A diferença calórica entre os dois tipos de arroz não é considerável. Além disso, as diferenças entre vitaminas e fibras entre os dois tipos de arroz também não são significativas. Por ser refinado, o arroz branco é um carboidrato mais simples, o que pode aumentar o seu índice glicêmico. No entanto, o arroz vem sempre acompanhado de carne, frango, peixe, ovo, feijão, leguminosas e saladas e toda essa variedade de alimentos atrapalha a velocidade de absorção dos carboidratos, fazendo com que a troca seja desinteressante. O mesmo vale para o macarrão integral e o macarrão normal, por exemplo.

2. Pão francês por tapioca

Muitas pessoas optam por eliminar os pães da dieta quando desejam emagrecer. No entanto, pensando em calorias e impacto glicêmico, o pão francês, na maioria das vezes, é melhor que a tapioca. A dica dos nutricionistas aqui é comer os carboidratos junto com proteínas, como ovo, frango e atum, por exemplo.

3. Chocolate comum por chocolate diet

Em um processo de reeducação alimentar, é permitido comer tudo o que se gosta, desde que exista equilíbrio entre tudo o que se coloca no prato. Um chocolate pode ser consumido, mesmo por pessoas que precisam emagrecer, desde que seja sem excessos. Chocolates diet, embora não tenham açúcar, possuem mais gorduras que os chocolates comuns. O melhor tipo de chocolate é aquele que possui maior percentual de cacau.

4. Óleo de coco por azeite

Apesar da boa fama do óleo de coco, este produto possui a mesma quantidade de calorias que o azeite. A diferença é que o azeite de oliva possui mais gorduras insaturadas, consideradas mais saudáveis. Segundo os nutricionistas, os dois óleos possuem benefícios e devem ser usados com moderação.

5. Açúcar branco por açúcar mascavo ou demerara

Açúcar é açúcar, seja refinado, mascavo ou demerara. O açúcar possui calorias vazias (sem nutrientes) e nada contribuem para uma dieta de perda de peso. Nesse caso, o ideal seria reduzir o consumo deste item. Apesar do açúcar mascavo ter mais nutrientes, ele pouco se compara com fontes mais saudáveis, como as verduras, frutas e legumes. Se o objetivo é emagrecer, o ideal é trocar o açúcar por um adoçante natural, como a stevia.

6. Batata inglesa por batata doce

Querida no mundo fitness, a batata doce é constantemente considerada mais saudável que a batata inglesa. Porém, na prática, não é bem assim. Ambos os tubérculos são ótimas fontes de carboidrato e podem fazer parte de um plano alimentar equilibrado. Inclusive, a batata doce pode ter até mais calorias que a batata inglesa. O que vale aqui é o seu gosto.

7. Biscoitos comuns por “biscoitos fit”

Para dietas saudáveis e focadas na perda de peso, todos os tipos de alimentos ultraprocessados devem ser reduzidos. Nesse caso, é importante buscar soluções que tenham menos ingredientes e, preferencialmente, possuam farinhas integrais ou aveia. Em relação às calorias, o biscoito fit tem as mesmas calorias que os biscoitos comuns, logo, essa troca não faz muita diferença.