Que a casa esconde vários perigos, todo mundo sabe. Sejam ácaros, bactérias, as ameaças para a saúde se escondem onde menos esperamos.
Para fugir desses perigos, hábitos simples de higiene já costumam ser eficientes. Descubra abaixo pequenas mudanças que garantem que sua imunidade fique em alta e sua família, protegida dos riscos invisíveis de um lar.
Limpeza regular
Além de deixar a casa bonita, a limpeza regular elimina a poeira e os ácaros, principais responsáveis por doenças respiratórias, como a asma e a rinite. Utilize produtos de limpeza adequada e sem exageros, já que o excesso de produtos de limpeza também pode provocar reações desagradáveis no sistema respiratório de pessoas predispostas.
Cuidado com plantas dentro de casa
Além de enfeitar, as plantas melhoram a umidade do ar e liberam oxigênio. Ponto positivo pra elas! Porém, para quem possui problemas respiratórios, as plantas também exigem cuidados. As folhas devem ser limpas regularmente e o prato com água sempre verificado para evitar que se tornem focos de reprodução do mosquito da dengue.
Manutenção do ar condicionado
Trocar filtros e fazer a manutenção regular dos aparelhos de ar condicionado garantem uma vida útil maior ao aparelho e ainda preserva a qualidade do ar. Para alérgicos o cuidado precisa ser redobrado.
Independente do ar condicionado, deixe sempre o ar circular abrindo bem as janelas e portas.
Escolha bem as panelas
Panelas velhas, teflon descascado… Vilões da saúde às vezes estão disfarçados dentro da nossa casa.
Escolha, de preferência, panelas de vidro ou de pedra sabão, pois são mais fáceis de higienizar. Fuja das panelas de alumínio, já que estudos ligaram o excesso desse metal no nosso organismo a doenças neurodegenerativas, como o Alzheimer.
Para combater a anemia e agravar o nutriente às suas refeições, escolha panelas de ferro, de inox e de cromo, embora quem sofre de algum tipo de intolerância ao níquel deva optar por outros modelos.
Panelas de barro não liberam substâncias tóxicas e deixam um sabor marcante nos alimentos, embora necessitem de cuidado dobrado na hora da limpeza para evitar que sejam colonizadas por bactérias.
Cuidado com a garagem
Você já deve ter percebido como estacionamentos de shopping e de outros lugares fechados costumam ter um cheiro forte de monóxido de carbono. Isso porque não há a ventilação adequada.
Na sua casa, evite que o veículo fique em locais fechados, mesmo que desligado, para evitar a contaminação do ambiente.
Olho nos produtos de limpeza
Misturar produtos de limpeza nem sempre é uma boa ideia. Algumas reações químicas prejudiciais podem acontecer e causar mais mal que bem. Na dúvida, leia o rótulo e proteja a pele com luvas e roupas antes de manusear.
Com essas dicas simples você afasta microorganismos nocivos da sua casa e melhora sua imunidade e a da sua família.