Saiba como tratar o olho de peixe

18/09/2017 |

O olho de peixe, um tipo de verruga que surge na planta do pé que, pode ser tratado com o uso de uma pomada à base de ácido acetilsalicílico ou através de cirurgia dermatológica, como a criocauterização e a eletrocauterização.

Essa verruga plantar, que é uma doença de pele causada pelo papiloma vírus humano (HPV), pode penetrar na pele ao andar descalço em locais contaminados, como piscinas, clubes, academias de ginástica e vestiários.

Para tratar o olho de peixe em casa é necessário:

1. Remover o excesso de pele

Deixe os pés de molho numa bacia com água morna e um pouco de sal grosso para amolecer a pele e retirar ao máximo toda a sujeira. Após os pés estarem devidamente limpos e com a pele mais amolecida, passe um pouco de pedra pomes para remover o excesso de queratina da região à volta da verruga. No entanto, cuidado para que não cause dor ou desconforto.

Não se deve tentar puxar a pele e remover a verruga da planta dos pés em casa porque os vírus podem se espalhar, dando origem à novas verrugas. Além disso, existe o risco de infecção local, uma vez que a pele fragilizada permite a entrada de micro-organismos mais facilmente.

2. Hidratar a pele

Após retirar o excesso de pele, a queratina e a parte mais superficial da verruga, hidrate os pés aplicando um creme hidratante para peles ressecadas.

Calce um par de meias para se certificar que os pés permanecem bem hidratados.

3. Aplicar a solução indicada pelo podologista ou dermatologista

Após o banho, antes de se deitar você deve ter os pés bem limpos e hidratados. Aplique a solução indicada pelo podologista ou dermatologista, deixando o produto atuar durante toda a noite ou pelo tempo indicado pelo profissional. Estes medicamentos podem ser usados em forma líquida ou pomada, colocando uma proteção para tapar a lesão.

A remoção completa do calo pode demorar cerca de 1 mês, mas logo na primeira semana você deve notar alguma diferença. Durante o tratamento, pode-se utilizar uma palmilha dentro do sapato para apoiar a região em volta do olho de peixe, evitando que o peso corporal sobre a lesão cause dor. Essas palmilhas podem ser adquiridas nas farmácias.