Embora existam diversos medicamentos nas farmácias, há vários remédios caseiros para a tosse que atuam no organismo de maneira bem eficaz. Esses remédios caseiros têm sido utilizados ao longo dos anos e são conhecidos por suas propriedades expectorantes. Além disso, eles aliviam a irritação da garganta e facilitam a expulsão do muco.
Desde chás de ervas até soluções de mel e limão, os remédios caseiros para a tosse proporcionam alívio dos sintomas e, muitas vezes, trazem benefícios adicionais. Essas fórmulas geralmente utilizam ingredientes comuns, encontrados em casa ou em mercados locais.
Receitas de Remédios Caseiros para a Tosse
Chá de gengibre com limão
Ótimo para tosse seca, esse chá possui propriedades anti-inflamatórias e ajuda a reduzir a irritação na garganta e nos pulmões. Ele também ajuda a descongestionar as vias aéreas e não possui efeitos colaterais.
Ingredientes:
- 5 g de raiz de gengibre;
- Suco de 2 limões;
- 1 colher (de chá) de mel;
- ½ litro de água.
Modo de Preparo:
Ferva o gengibre na água em fogo brando até que a mistura fique reduzida pela metade. Depois, desligue o fogo, coe, junte o suco dos limões e adoce com uma colher de mel.
Chá de limão com mel – um dos clássicos remédios caseiros para a tosse
O chá de limão com mel ajuda a aliviar a tosse, a congestão nasal, a dor de garganta e também é bom para a digestão.
Ingredientes:
- 500 mL de água;
- 2 colheres (de sopa) de suco de limão;
- 1 colher (de sopa) de mel.
Modo de Preparo:
Ferva a água em uma panela fechada por cerca de 10 minutos. Junte o suco de limão e o mel e beba quando estiver morno.
Suco de guaco com cenoura
Com propriedades broncodilatadoras e expectorantes, o suco de guaco com cenoura ajuda a eliminar o excesso de catarro, permitindo que a pessoa respire melhor. Ao adicionar a hortelã-pimenta, esse chá fica com propriedades anti-inflamatórias que ajudam a reduzir as crises de tosse, principalmente em casos de gripe, bronquite ou asma.
Ingredientes:
- 5 folhas de guaco;
- 1 cenoura;
- 2 ramos de hortelã;
- 1 colher de chá de mel.
Modo de Preparo:
Para fazer esse suco, basta misturar todos os ingredientes no liquidificador. Depois é necessário coar e beber 20ml dessa mistura várias vezes ao dia.
Chá de Hortelã Pimenta
O chá de hortelã pimenta é um excelente remédio caseiro para a tosse pois é rico em mentol, um óleo essencial com propriedade descongestionante que ajuda a aliviar a tosse causada por coriza. Além disso, esse chá possui propriedades anti-inflamatórias que ajudam a reduzir a inflamação e a irritação nasal, especialmente em casos de sinusite ou rinite alérgica.
Ingredientes:
- 6 folhas picadas de hortelã-pimenta;
- 150 mL de água fervente.
Modo de Preparo:
Em uma xícara, adicionar a água fervente sobre as folhas picadas de hortelã e deixar repousar por um período de 5 a 7 minutos. Coar, adoçar com mel, se desejar. Tomar de 3 a 4 xícaras de chá por dia.
Inalação com vapor de eucalipto
A inalação com vapor de eucalipto ajuda a aliviar a tosse e a congestão nasal causados por problemas respiratórios, como asma, bronquite, gripes, resfriados e sinusite.
Existem algumas pessoas com sensibilidade ao óleo de eucalipto e, nesses casos, pode haver uma pior dos sintomas. Caso isso aconteça, opte por outro remédio caseiro para a tosse. Esse procedimento também não deve ser feito em crianças com menos de 12 anos pois pode causar alergia e falta de ar.
Ingredientes:
- 5 gotas de óleo essencial de eucalipto ou 1 punhado de folhas frescas de eucalipto;
- 1 litro de água fervente.
Modo de Preparo:
Em uma tigela, adicione a água fervente, as gotas de óleo ou o punhado de folhas de eucalipto. Em seguida, cubra a cabeça com uma toalha de modo que o recipiente também esteja coberto. Incline a cabeça e inspire o vapor o mais profundamente possível por até 10 minutos. Repita o procedimento de 2 a 3 vezes por dia.
Ao terminar a inalação, passe uma toalha molhada com água fria no rosto.
Chá de manjericão
O chá de manjericão ajuda a relaxar e dilatar os brônquios. Ele pode ajudar a combater problemas respiratórios e melhorar a tosse causada por gripes, resfriados, asma, bronquite ou infecções respiratórias.
Ingredientes:
- 10 folhas frescas ou secas de manjericão;
- 1 xícara de água.
Modo de Preparo:
Colocar a água para ferver e, assim que levantar fervura, desligue o fogo. Em seguida, adicione as folhas de manjericão, tampe o recipiente e deixe repousar por 5 a 10 minutos. Depois basta coar, esperar amornar e beber 1 xícara até três vezes por dia.
O chá de manjericão não deve ser consumido por grávidas e lactantes.
Chá de alho: um dos melhores e mais simples remédios caseiros para a tosse
O chá de alho possui propriedades expectorantes que ajudam a combater a tosse.
Ingredientes:
- 1 dente de alho esmagado ou picado;
- 1 colher (de sopa) de mel;
- 1 xícara de água.
Modo de Preparo:
Coloque a água para ferver e, assim que levantar fervura, desligue o fogo. Adicione o alho esmagado e deixe repousar por cerca de 5 minutos. Em seguida, coe, espere amornar e adicione o mel. Beba uma xícara por dia.
Esse chá não deve ser consumido por pessoas que tenham gastrite, úlceras, pressão baixa e hemorragia. Grávidas e lactantes devem tomar esse chá sob orientação médica.
Atenção: as receitas acima são para crianças com mais de 3 anos. Apesar de serem receitas caseiras, feitas com itens comuns, elas podem ser perigosas para a saúde. Na dúvida, antes de fazer, consulte um médico.
Veja também:
- Remédios naturais para dormir melhor
- Remédios caseiros para controlar a ansiedade
- Remédios caseiros para a febre
- Remédios caseiros para ansiedade
- Remédios caseiros para falta de apetite
- Remédios caseiros para pele irritada
- Remédios caseiros para mau hálito
- Remédios caseiros para alergia nos olhos
- Remédios caseiros para azia