Que tal começar o ano correndo?

27/02/2017 |

corridaAssim como a caminhada, a corrida é um esporte que exige pouco equipamento e pode ser praticada por praticamente todo mundo. Os maiores desafios dessa prática esportiva é se adaptar às limitações e obstáculos que a vida na cidade grande oferece, como poluição, calçadas esburacadas, falta de espaço apropriado e trânsito são alguns deles.

Começar a correr que é o maior desafio. Sair da zona de conforto, buscar motivação e, principalmente, continuar praticando exercícios depois de algum tempo. Para se manter motivado, montar um grupo de corredores é uma boa pedida, já que todos se incentivam a continuar e veem na atividade uma forma de prazer. Grupo formado, veja o que esperar nas suas corridas.

Atente-se à previsão do tempo, principalmente com a umidade do ar, quando a poluição se concentra na parte mais baixa da atmosfera. Os gases tóxicos emitidos pelos automóveis prejudicam o rendimento da corrida ao congestionar o sistema respiratório. Procure correr nos horários com pouco movimento de veículos.

Mantenha-se hidratado. A cada 15 minutos de corrida o corpo necessita entre 100 e 200 ml de líquidos. Mas cuidado para não exagerar na quantidade de água e prejudicar o treino. 

Confira seu percurso antes de iniciar. Verifique a iluminação, condições da via, número de semáforos, se é seguro e tem policiamento, por exemplo.

Cuidado ao ouvir música, já que ela pode te distrair. Mantenha-se sempre atento aos sons ao seu redor.

E, por fim, escolha as roupas corretas para correr. Escolha roupas claras, com tecidos confortáveis e que permitam a transpiração.