Muito se fala sobre a saúde do sono e, no meio de tantas informações, você já deve ter se perguntado: quantas horas eu preciso dormir? A resposta é: depende. Cada idade tem seu tempo ideal.
O sono é importantíssimo para o funcionamento do organismo e é preciso estar atento à sua qualidade. Uma das formas de medir se você está dormindo bem é através da quantidade de horas dormidas.
Conforme envelhecemos, nossa necessidade de sono muda: enquanto os bebês dormem boa parte do dia, os idosos tendem a acordar cada vez mais cedo. Porém, tudo isso é uma necessidade individual.
Sono e relógio biológico
Em geral, a ciência indica 8h de sono. Em média, a maioria das pessoas necessita dormir entre 7h30 e 8h30 por noite. No entanto, há quem precise de apenas 4h ou até mesmo quem precisa dormir mais de 12h.
No final das contas, para saber quantas horas de sono você precisa dormir, é necessário levar em conta como você acorda. Se você sente sua atenção alterada, tem problemas de memória e acorda cansado, ou você dormiu demais, ou dormiu de menos ou ainda tem alguma doença do sono.
Todos nós temos noites mal dormidas. Você só deve se preocupar e procurar um médico se tiver esses sintomas com frequência pois, nesse caso, pode ser que exista uma privação crônica de sono.
Quantas horas eu preciso dormir em cada fase da vida
Como você já sabe, não existe uma resposta fechada para essa pergunta. Existem muitas peculiaridades, questões genéticas e comportamentais. No entanto, a National Sleep Foundation, (Fundação Nacional do Sono) dos EUA, criou uma tabela com os sonos médios de cada faixa etária:
- Recém-nascido (0 – 3 meses): 14 a 17 horas por dia
- Bebê (4 – 11 meses): 12 a 15 horas por dia
- Primeira infância (1 – 2 anos): 11 a 14 horas por dia
- Idade pré-escolar (3 – 5 anos): 10 a 13 horas por dia
- Idade escolar (6 – 13 anos): 9 a 11 horas por dia
- Adolescentes (14 – 17 anos): 8 a 10 horas por dia
- Jovem adulto (18 – 25 anos): 7 a 9 horas por dia
- Adulto (26 – 64 anos): 7 a 9 horas por dia
- Idoso (a partir de 65 anos): 7 a 8 horas por dia
Consequências em não dormir o suficiente
- Bebês: a curto prazo, quando dormem pouco, os bebês ficam extremamente irritados, impulsivos, exaustos e hiperexcitados. O resultado disso é que a criança não relaxe na hora de adormecer, causando aquela famosa “luta contra o sono”. A longo prazo, pode ocorrer um comprometimento físico e intelectual.
- Crianças e Adolescentes: na fase escolar, a privação do sono pode levar a notas ruins, dificuldade na tomada de decisões, aumento nos comportamentos arriscados e piora na performance nas atividades físicas, com maior risco de lesões.
- Adultos: nessa fase, muitas vezes o sono é sacrificado por causa do trabalho e de outras obrigações. Não raro, preocupações, ansiedade e estresse são capazes de ocasionar insônia. A falta de sono nos deixa mais irritados, menos atentos e menos dispostos.
Em qualquer época da vida a falta de sono pode aumentar as chances de depressão, elevar o risco de doenças cardiovasculares, ter mais chance de engordar, maior predisposição a alterações intestinais e diabetes, além de ocasionar problemas de memória e aprendizado.
Da próxima vez que você se perguntar “quantas horas eu preciso dormir?”, saiba que a resposta é a quantidade necessária de horas para você se sentir bem!
Aprenda também truques para dormir melhor e como ter uma boa noite de sono