O que pode ser a pálpebra tremendo?

15/03/2024 |
pálpebra tremendo

A pálpebra tremendo é algo irritante e difícil de controlar. Essa sensação pode durar dias, com breves intervalos. Mas, afinal, por que isso é tão comum e, ao mesmo tempo, difícil de evitar?

Chamado de mioquimia palpebral, o tremor nas pálpebras não é uma doença, mas sim um sinal de alerta: esse sintoma indica que algo não está bem no seu corpo e no seu estilo de vida.

Veja quais são os fatores relacionados com a pálpebra tremendo e o que fazer em cada caso:

  • Fadiga: pode ser causada pelo uso contínuo de monitores (síndrome da visão do computador). Nesses casos, faça pausas no trabalho para descansar os olhos.
  • Estresse: uma das principais causas da pálpebra tremendo é o estresse e a ansiedade. Nesses casos, tente resolver o que está lhe deixando ansioso. Relaxantes musculares leves também podem ser usados sob orientação médica.
  • Secura nos olhos: também pode estar relacionada ao uso contínuo de computadores ou vídeo games. Use colírios lubrificantes preventivamente e aumente a umidificação do seu ambiente de trabalho.
  • Cafeína: o consumo excessivo de cafeína, bebidas energéticas ou cigarro pode estar associado à pálpebra tremendo. Nesses casos, suspenda o uso.

Como o estresse influencia na mioquimia palpebral

A mioquimia palpebral surge porque liberamos hormônios ligados ao estresse que afetam o sistema nervoso. Esses hormônios estimulam a região, causando contrações involuntárias.

Doenças como mal de Parkinson e a Síndrome de Tourette podem desencadear tiques, reações rápidas e movimentos repentinos associados aos tremores.

Se você tiver esse sintoma com frequência, o ideal é consultar um oftalmologista para descartar outras doenças, como conjuntivite e olho seco, por exemplo.

Como evitar a pálpebra tremendo

Na maioria dos casos, um estilo de vida mais tranquilo ajuda a acabar com os espasmos. Meditação, yoga, exercícios físicos e outras práticas podem ajudar a aliviar o estresse e acalmar o paciente.

Caso o tremor seja muito incômodo, aplicar gelo para anestesiar a musculatura da região pode ajudar. Em casos de tremor crônico, injeções de botox podem ser uma alternativa, com prescrição médica. A toxina botulínica bloqueia o impulso nervoso da musculatura, interrompendo a contração.

Por outro lado, ignorar esses sintomas pode levar a doenças mais graves, como depressão, ansiedade, hipertensão e até mesmo doenças cardíacas.

Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.