Hábitos que ajudam você a se manter bem e saudável

09/04/2021 |

Quer saber como viver mais e melhor de acordo com os médicos? Reunimos 8 dicas para melhorar sua qualidade de vida e aumentar sua longevidade! Se liga:

Cuide com a higiene

Pode parecer óbvio mas muitas pessoas ainda não possuem os hábitos de higiene necessários para a manutenção da saúde. Coisas simples, como lavar as mãos assim que chegar em casa, antes de manipular alimentos, antes de se alimentar e depois de ir ao banheiro são muito importantes para evitar doenças. Tomar banho diariamente, trocar de roupa, deixar a casa limpa e arejada, usar roupas de cama e banho sempre limpas também é importante. 

Beba bastante água

Cerca de 70% do corpo humano é composto de água. Por isso ela é fundamental para todas as nossas funções fisiológicas. Todas as células do nosso organismo precisam de água. A água não tem energia, não produz calorias mas é fundamental para o corpo. E, não adianta tomar outros líquidos: eles não repõe as necessidades básicas de tomar água.

Alimente-se bem

A dica dos nutricionistas é montar “pratos coloridos” nas principais refeições (nada de encher um prato de M&Ms, ok?). Coma alimentos que possuem fibras, vegetais e não exagere nos alimentos de origem animal. Não existe alimento mágico ou comida ruim: é possível comer absolutamente de tudo. No entanto não viva comendo todos os dias como se fosse uma data comemorativa. Coma de tudo um pouco e coma devagar.

Durma bem

Quando temos uma noite de sono ruim, acordamos cansados, indispostos e de mau humor. O sono é muito importante tanto para a parte física quanto para a parte mental. Alguns cochilos no decorrer do dia também podem melhorar sua disposição. No entanto, tome cuidado: a soneca pode deixar algumas pessoas mais dispostas e atentas, no entanto, para outras pessoas, isso pode ter efeito contrário, deixando as ainda mais sonolentas.

Cuidado com as dores de cabeça

Dores de cabeça podem indicar problemas graves de saúde. Então, caso você esteja tendo dores frequentemente ou fortes demais, procure um médico. No entanto, se for algo esporádico, faça uma auto-massagem na região da têmpora. Tirar um cochilo, se alimentar e tomar água também pode ajudar. Se depois desses procedimentos a dor não tiver passado, tome um analgésico.

Cuide de você

Sabemos que a rotina de todo mundo está uma loucura. No entanto, arranje tempo para cuidar de você. Faça exercícios, vá em consultas médicas, faça check-ups, tome vacinas, tire um tempo para meditar e para fazer outras atividades que fazem bem sua sua saúde física e mental.

Não se automedique

Se você tiver uma dor de cabeça a cada dois meses, não tem problema em tomar um analgésico. Se você comer uma feijoada até não aguentar, não tem problema em tomar um antiácido. No entanto, tirando esses casos raros, a automedicação é prejudicial à saúde. Ela pode causar efeitos adversos ou mascarar sintomas importantes para um problema de doença que pode ser mais grave. Na dúvida, consulte um médico.

Divirta-se!

Trabalhar com o que gosta, é ótimo! Fazer exercícios é muito bom! Dormir é maravilhoso. No entanto arranje um tempo para fazer uma atividade exclusivamente de lazer. Passe momentos agradáveis com a família e com os amigos, relaxe, leia, corra, pinte, assista um filme ou um esporte, viaje, você escolhe! Para sua mente e seu corpo esses momentos são fundamentais.