Dor de dente: o que fazer?

29/06/2020 |

Dor de dente é um problema relativamente comum. Os principais motivos são: cáries, restos de alimentos entre os dentes, pancadas na boca ou o nascimento do siso.

Se sentir uma dor de dente de forma repentina, siga esses procedimentos para aliviar a dor.

Passe fio dental e escove os dentes

Ao sentir uma dor de dente, o primeiro procedimento é passar fio dental. É possível que restos de alimentos tenham ficado preso entre os dentes e eles podem deixar a região inflamada e dolorida. Após passar o fio dental, escove os dentes cuidadosamente, sem colocar muita força na região dolorida.

Faça um bochecho com água e sal

Utilizar uma solução com água e sal vai combater os micro-organismos que estejam causando a dor. Faça uma solução uma colher de chá de sal em um copo de água. Faça bochecho por 30 segundos a cada hora e tenha cuidado para não engolir a água.

Passe óleo de cravo-da-índia

O óleo de cravo-da-índia tem propriedades analgésicas e antibacterianas. Ele ajuda a combater infecções e alivia a dor. Para utiliza-lo da forma correta, coloque 2 gotas de óleo no dente inflamado ou esfregue a solução na região dolorida com ajuda de um cotonete. Faça o procedimento 3 vezes ao dia.

Bochecho de chá de macela e própolis

O chá de macela tem propriedades calmantes e anti-inflamatórias. Já o própolis tem ação cicatrizante e antibacteriana. A mistura dos dois ajuda a aliviar a dor e limpa o local inflamado. Para fazer a solução, adicione 5 gotas de própolis para cada xícara do chá de macela. Faça bochechos com a mistura 2 vezes ao dia.

Passe gelo

Para aliviar a dor mais rápido, coloque uma bolsa de gelo no rosto, próximo a região dolorida. Tome cuidado para o gelo não queimar seu rosto. Envolva a bolsa de gelo com um pano limpo. O gelo deve ficar no local por 15 minutos e o processo deve ser repetido 3 vezes ao dia.

Vá ao dentista

Essas dicas e remédios caseiros vão te ajudar a aliviar a dor e resolver problemas que não forem graves. Se após 2 ou 3 dias a dor não passar ou se houver pus e sangramento frequente, procure um dentista o mais breve possível.