Cuidado com o Zika Vírus

26/02/2016 |
Zika
Foto de icon0.com no Pexels

O vírus Zika é transmitido pelo mesmo mosquito que transmite a dengue e a febre chikungunya, o Aedes aegypt. No Brasil, a doença foi identificada pela primeira vez em abril de 2015 e, desde então, vem causando vários transtornos para a saúde pública.

Os sintomas do Zika são febre baixa, dores de cabeça, dores leves nas articulações, manchas vermelhas na pele, coceira e vermelhidão nos olhos. Sintomas menos frequentes incluem inchaço no corpo, dor de garganta, tosse e vômitos. Porém, cerca de 80% das pessoas acometidas pela doença não apresentam sintomas.

O tratamento do Zika é feito para controlar os desconfortos, usando medicamentos contra dor, febre e, em alguns casos, anti-histamínicos. Tem-se observado que a evolução da doença não causa maiores transtornos e os sintomas desaparecem cerca de 3 a 7 dias depois do início.

Para prevenir-se da doença, instale telas de proteção na sua casa, utilize roupas compridas e aplique repelente nas áreas expostas. É muito importante evitar que o mosquito transmissor dessa e outras doenças se reproduza. Por isso, nunca deixe água parada em qualquer recipiente que possa se tornar criadouro do mosquito.

Se notar o aparecimento de qualquer um desses sintomas, procure atendimento médico e nunca tome remédios por conta própria.

Estudos sugerem que há uma ligação entre o Zika vírus e o aumento dos casos de microcefalia nos recém nascidos. Portanto, se você é gestante ou pretende engravidar, vale esclarecer todas as suas dúvidas com o seu médico obstetra.

Mais informações podem ser encontradas na página http://combateaedes.saude.gov.br/