Conheça os sinais de estafa mental

24/10/2014 |

destaque-estafa-mental

Assim como os exercícios físicos em excesso deixam seus músculos esgotados por dias, com o cérebro acontece o mesmo. Quando ele é muito exigido com atividades intelectuais e raciocínios difíceis, entra em esgotamento e não consegue trabalhar direito.

O cérebro funciona como uma estrela de várias pontas: cada ponta representa um aspecto da vida, como profissão, estudos, família, lazer, relacionamento amoroso, bens materiais, etc. Se você se dedica demais a um ou dois itens, a estrela perde a forma porque falta energia e tempo para as demais pontas. Consequência disso são o estresse, frustração, irritabilidade, sono ruim e o cérebro fica em pane. Abaixo, esclarecemos algumas dúvidas sobre a estafa mental, confira:

  • Ser uma pessoa viciada em trabalho nem sempre causa estafa mental, normalmente porque trocar momentos de lazer ou com a família não são problemas, considerando que o trabalho é algo de que a pessoa realmente gosta.
  • Estresse e estafa mental não são a mesma coisa. Estresse é algo momentâneo, estafa mental é quando o cérebro é submetido a estresse contínuo que supera a capacidade mental de solucionar esses problemas.
  • Problemas de memória são comuns quando ocorre estafa mental. O desempenho do cérebro é o primeiro a ser prejudicado.
  • Além dos males para o cérebro, a estafa mental pode desencadear doenças crônicas e dores físicas, como a hipertensão, alterações de humor, distúrbios do sono, fortes dores de cabeça, tonturas, tremores, falta de ar e, em casos mais avançados, a depressão, fobias e até doenças cardíacas. Portanto, ao sentir esses sintomas por mais de 2 semanas, procure um médico!
  • A recuperação da estafa mental acontece com sono de boa qualidade, boa alimentação e prática de exercícios. Em alguns casos pode ser necessário medicação e acompanhamento psicológico. Você pode até optar pela televisão ou computador, desde que sinta que isso ajuda a aliviar a estafa mental.
  • Dormir mal, se você já apresenta quadros de estafa mental, só piora o caso. A cada noite mal dormida seu cérebro é mais exigido no dia seguinte.
  • Práticas como a meditação, yoga e artes marciais ajudam a mantê-lo centrado e tiram o foco do problema. O importante é buscar alternativas e não deixar que o cansaço se transforme em doenças mais graves.