Na última edição da Revista Vertical falamos sobre como um animal de estimação pode fazer bem para a saúde. E muitos donos se perguntam o que podem fazer junto aos seus bichinhos para que ambos fiquem mais feliz. Por isso trouxemos essa matéria sobre o canicross, um esporte ainda pouco conhecido no Brasil.
O canicross, uma espécie de trekking canino, existe desde o começo da década de 1990 e foi criado no Reino Unido como forma de treinamento para cães de tração ou trenó. Além de bem estar físico e psicológico, promove a união entre os pet e seus donos.
Basicamente trata-se de praticar corrida em terrenos irregulares em meio a natureza com a companhia do seu animal. Para isso, alguns acessórios devem ser adquiridos: o dono usa um cinto (Waist Belt) e o animal usa um arreio especial (Running Harness), ambos unidos por uma guia elástica para prevenir trancos (Canicross Line). Durante o percurso, o cão vai na frente do corredor, deixando-o livre para dar os comandos necessários ao animal.
Para iniciar a praticar o esporte, recomenda-se que o cachorro tenha mais de um ano e que dono e animal passem por uma avaliação de saúde para saber se estão aptos.
Já é pensada a criação da Federação Brasileira de Canicross e competições oficiais. Que tal começar agora e aumentar ainda mais o vínculo com seu bichinho?