Como tratar uma picada de ouriço‐do‐mar

29/12/2017 |

Independentemente de ter pisado em um ouriço-do-mar acidentalmente ou ter “manuseado-o” sem o devido cuidado, o perigo de ser picado está sempre presente. Os ouriços-do-mar são venenosos, logo, é importante obter atenção e tratamento médico imediato. Mantenha a calma e siga os passos abaixo para evitar infecções graves oriundas de picadas desses animais.

1. Identifique uma picada de ouriço-do-mar. Para tratar uma picada de ouriço-do-mar, é necessário garantir que realmente foi ele que o atacou, e não qualquer outro animal marinho.

2. Saiba quais partes são venenosas. Os ouriços-do-mar têm formato de “globo” ou são achatados. Apesar de não serem agressivos, na maioria dos casos, eles picarão se forem “pisados” sem intenção. Algumas partes do corpo do ouriço inoculam veneno.

3. Remova os espinhos. Depois de ser picado, retire rapidamente os espinhos para minimizar a exposição ao veneno. Use pinças para retirar as pontas protuberantes de espinhos grandes. Tenha cuidado para não quebrá-los ou será necessário procurar atendimento médico para a remoção adequada.

4. Retire as pedicelárias. Quanto mais elas ficarem em contato com a pele, maior a exposição ao veneno.

5. Lave a lesão utilizando água e sabão. Logo após remover os espinhos e pedicelárias, é necessário limpar e desinfetar a ferida.

6. Evite colocar curativos e bandagens para proteger a perfuração. Se ainda houver um pedacinho do espinho dentro da pele, que não foi removido com as pinças, será preciso deixar o local aberto para que não surjam infecções bacterianas ou efeitos mais graves relacionados ao veneno do ouriço.

7. Antes de ir dormir, coloque algo para proteger o machucado de possíveis irritações durante a noite, como um pano embebido em vinagre sobre a ferida e envolva-o com plástico. Prenda-o para que ele fique firme no lugar.

8. Tome antibióticos e analgésicos. Para combater infecções e dores persistentes, antibióticos e analgésicos que não exigem apresentação de receita devem ser administrados.

9. Verifique se há sinais de infecção. Apesar das feridas de ouriços geralmente cicatrizarem normalmente se forem bem tratadas, os espinhos são venenosos. Observe se os sintomas a seguir estão presentes:
– Vermelhidão, presença de pus, inchaço da área afetada ou das glândulas linfáticas que fazem a drenagem da área afetada (pescoço, axilas ou virilhas) ou sensação de calor.
– Desenvolver problemas respiratórios ou dores no peito pode ser sinal de infecção grave. Vá ao pronto-socorro mais próximo.