Como tratar queimaduras

15/01/2021 |

Queimaduras podem ter 4 graus distintos: primeiro grau, segundo grau superficial, segundo grau profundo e terceiro grau. 

A queimadura de primeiro grau atinge apenas a pele, deixando uma vermelhidão. A queimadura de segundo tem surgimento de bolhas na pele. Já o segundo grau profundo e terceiro grau além da derme, outras áreas do corpo são afetadas, como nervos e músculos. 

As queimaduras mais comuns ocorrem em ambiente doméstico. Geralmente elas são provocadas por água ou óleo quente. Essas queimaduras geralmente chegam até o segundo grau superficial.

Em qualquer tipo de queimadura, o primeiro passo é interromper o processo. Por exemplo, quando ocorre uma queimadura por água fervente, colocar água fria ajuda no processo e impede uma piora no caso. No entanto, dependendo do grau da queimadura, é recomendado a ir ao hospital depois. No centro médico, especialistas poderão orientar se há a necessidade de curativos na região ou outros procedimentos posteriores.

Em casos de queimadura leves, após sete ou dez dias, o paciente já pode exercer todas as funções normais do membro afetado. 

Tratamento para queimadura por grau

  • Primeiro grau: esse tipo de queimadura geralmente ocorre após uma exposição rápida ao fogo ou prolongada ao sol. Seu sinal é uma vermelhidão na pele. Nesses casos, a dica é resfriar a região até amenizar a dor. Caso a dor persista, procure um especialista. 
  • Segundo grau: pode ser ocasionada por acidentes domésticos, como água quente ou óleo quente. Além da vermelhidão, podem aparecer bolhas. Nesse caso, esfrie a região queimada, não estoure as bolhas e leve o paciente ao hospital. 
  • Terceiro grau: ocorre em casos graves como acidentes de carro ou longa exposição a altas temperaturas. Nesses esse casos é importante levar o paciente direto ao hospital o mais rápido possível. Assim que ocorrer a queimadura, retire imediatamente objetos do corpo, como pulseiras, anéis e relógios, pois pode ocorrer um inchaço na região e será difícil retirá-los posteriormente.

Importante: algumas crendices levam a pacientes a utilizar produtos como pasta de dente, álcool e manteiga. Nunca utilize esses produtos em queimaduras pois eles podem inclusive piorar a situação. Na dúvida, sempre procure um médico.

Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.