Como prevenir a trombose durante viagens de avião

22/12/2016 |

tromboseVem chegando a época mais esperada do ano: as férias! E com ela vem as viagens, o sol, calor e uma consequência nada agradável, que são os inchaços.

Muito comum em viagens longas, o inchaço de membros inferiores nem sempre se deve somente à retenção de líquidos, mas pode ser resultado de um problema maior, conhecido como trombose venosa.

A trombose acontece quando um coágulo sanguíneo se forma nas grandes veias das pernas e das coxas. As consequências desses coágulos podem ser sentidas como desconforto nas pernas, inchaço e dor. Se não forem tratadas precocemente, podem se mover em direção aos órgãos vitais, causando embolia.

A trombose acomete com mais frequência adultos e é agravada por maus hábitos, como passar muito tempo em pé, fumo e álcool em excesso, uso prolongado de anticoncepcional e sobrepeso.

Portanto, melhor que remediar é prevenir. Que tal aprender esses exercícios simples que ajudam a evitar o problema em viagens longas de avião?

Tome muita água, no mínimo 1,5 litros por dia, mesmo durante a viagem. Pode parecer incômodo ficar se levantando para ir ao banheiro várias vezes durante a viagem, mas o simples fato de se levantar e caminhar um pouco já previne a trombose. Sempre que passar mais de 2 horas sentado, levante-se e caminhe um pouco.

A cada 30 minutos você também pode elevar as pernas, uma de cada vez, e manter a posição por alguns segundos.

Outro exercício simples e bacana é fazer rotações com os tornozelos, alternando os lados da rotação.

Durante suas caminhadas pelo avião, ande um pouco na ponta dos pés.

Mas lembre-se, é sempre importante consultar um médico se estiver sentindo algum desconforto maior. Alguns casos pedem outras medidas, como o uso de meias de compressão e medicamentos.

Para evitar o problema em qualquer ocasião, alimente-se bem, beba muita água, pratique exercícios físicos pelo menos duas vezes na semana e evite o fumo e o álcool.

Aproveite suas férias com muita saúde!