Como potencializar os benefícios das castanhas no organismo

13/07/2015 |

castanhasAs castanhas do pará, de caju, amêndoas e as nozes trazem uma série de benefícios para o nosso organismo, já que são ricas em gorduras capazes de proteger o coração, além de atuar como anti-inflamatórios.

Para potencializar os efeitos benéficos dessas oleaginosas é importante observar a qualidade das castanhas, a quantidade a ser consumida, o armazenamento e até como comprar.

É sempre preferível que se consuma a versão in natura, livre de sal, açúcares e conservantes. A porção diária é pequena, cerca de 4 unidades, e deve ser consumida, preferencialmente, entre as refeições, como um lanche.

É importante cuidar com o excesso de consumo, já que, por serem ricas em gorduras, podem causar aumento de peso. Outro cuidado com o excesso é com a castanha-do-pará, que contém altos níveis de selênio. O consumo superior a 10 unidades da castanha, por mais de 14 dias, pode causar intoxicação por selênio, que causa queda de cabelo, fadiga e unhas quebradiças.

Os benefícios das castanhas vão desde a elevação do bom colesterol, o HDL, até o combate dos radicais livres, evitando o envelhecimento precoce. E não tem uma castanha que seja melhor que a outra, você pode consumir uma a cada dia da semana e aproveitar os benefícios da mesma forma.

Na hora da compra, prefira as que já vem embaladas de fábrica. Se a compra for a granel observe o local onde as castanhas são armazenadas, se estão livres de umidade, se o manuseio é feito de forma higiênica e se a rotatividade é boa. Para evitar problemas de contaminação a dica é torrar as castanhas antes do consumo.