Como aumentar sua imunidade em casa

05/11/2014 |

destaque-Esponja-lavar-louçaSempre que saímos de casa tomamos o maior cuidado com alimentos mal lavados, ao utilizar sanitários públicos, ao andar de ônibus com os vidros fechado… Tamanho o medo de contrair doenças quando estamos fora do conforto do nosso lar.

Mas, o que muitos nem imaginam é que nossa casa também pode abrigar milhões de organismos nocivos a nossa saúde. Saiba onde eles estão e como acabar com esses riscos.

Pia da cozinha

Esponja e pano de pia são um prato cheio para microorganismos se instalarem. A umidade e os restos de alimento e gordura se acumulam nesses utensílios e podem esconder doenças. Como ainda não inventaram esponjas descartáveis, para deixá-la limpinha mergulhe em água fervente com sabão. Deixe que a água amorne naturalmente, retire a espoja e deixe secar em local arejado e limpo. Os paninhos podem ser mergulhados em uma solução com água sanitária, torcidos e estendidos para secar. Mas atenção: quando não for mais possível retirar a sujeira desses itens, descarte-os e utilize um novo.

A tábua de carne, rolo de massa, escorredores de louça e o lixo da pia também merecem atenção especial. O cloro pode ser utilizado em todos eles, matando microorganismos nocivos. Lembre-se de deixar secar bem após limpos.

Tapetes

Não basta escolher um material que não solte fiapos. É importante fazer uma limpeza diária para evitar o acúmulo de sujeira e, duas vezes por semana, limpar com produtos específicos. Ele acumula poeira, pelos de animais, ácaros e até células mortas do nosso corpo, por isso é importante estar atento, evitando problemas alérgicos.

Cama

A cama é um dos locais preferidos dos ácaros. Para evitar alergias é importante trocar a roupa de cama semanalmente, lavar travesseiros ou capas protetoras quinzenalmente e colocar o colchão no sol. Essas medidas simples garantem uma saúde melhor.

Toalhas

No banheiro a grande vilã é a toalha de rosto ou lavabo. Isso porque está sempre úmida, além de ser utilizada por várias pessoas ao longo do dia, contribuindo para a proliferação de microorganismos. O ideal é troca-la sempre que estiver muito molhada ou quando aparentar estar suja.