Bruxismo: aprenda a tratar o problema

17/06/2015 |

destaque-bruxismoO hábito de ranger os dentes, também conhecido como bruxismo, pode ser ocasionado por problemas de ansiedade, estresse ou por alterações dentais. A consequência disso são dores de cabeça, na mandíbula e nos dentes.

Normalmente ocorre inconscientemente, enquanto a pessoa dorme. Esse hábito, muitas vezes desconhecido por quem o possui, pode causar desgaste nos dentes e até fraturas. Por isso, se você desconfiar que pode ter o problema, o ideal é procurar o dentista o mais rápido possível.

O bruxismo pode causar uma doença chamada disfunção da articulação temporomandibular, causando alterações importantes no músculo da mastigação da mandíbula, enquanto nas crianças, pode causar dores de ouvido sem explicação aparente.

Para tratar o problema, os dentistas costumam prescrever placas de acrílico para serem utilizadas durante a noite, evitando o ranger dos dentes. Um molde é feito da arcada dentária e a placa é então produzida para encaixar-se perfeitamente nos dentes.

Como na maioria dos casos o estresse também é responsável por esse problema, você pode experimentar técnicas de relaxamento, banhos mornos ou chás antes de dormir.