Benefícios do sono para a saúde

03/04/2015 |

beneficios-do-sonoNão existe nada mais revigorante que uma boa noite de sono. Todos sabemos disso. Dormir bem relaxa a mente e o corpo e ainda ajuda a prevenir doenças. Ao contrário disso, uma noite mal dormida, poucas horas de sono ou sono com muitas interrupções podem causar depressão, obesidade e até doenças do coração. Conheça alguns dos benefícios que o sono traz para a nossa saúde.

Em dia com a balança

Durante o sono nosso corpo produz dois hormônios ligados à sensação de saciedade, fome e gasto energético. Quem dorme mal tende a comer mais durante o dia e a gastar menos calorias e gorduras, como se o corpo nunca estivesse satisfeito. Consequência disso? Dificuldade para perder peso e tendência a obesidade. Por isso não vale a pena dormir menos de 6 a 8 horas por dia. Ouça seu corpo e descanse!

Previne contra a hipertensão

Dormir profunda e ininterruptamente garante relaxamento e pressão arterial em níveis controlados. Ao dormir mal o corpo entra em estado de estresse, aumentando a produção de adrenalina e, consequentemente, a pressão arterial. O problema acontece quando a dificuldade para dormir é crônica, causando hipertensão permanente.

Memória de elefante

É durante o sono que o cérebro “filtra” as informações aprendidas durante o dia. Descarta o que não serve, armazena o que é essencial e fixa lições aprendidas. Quem não dorme direito acaba tendo dificuldades de memorização até dos nomes das pessoas próximas.

Tchau, tristeza

Dormir na quantidade certa todos os dias garante índices mais altos de felicidade e qualidade de vida. Mas aqui o importante é dormir entre 6 e 9 horas por noite; mais ou menos que isso também compromete o bem estar da pessoa, causando uma piora significativa nos índices de depressão.

Corpo saudável

Quando dormimos nosso corpo produz o hormônio do crescimento, responsável por manter a musculatura, evitar o acúmulo de gordura e até combater a osteoporose. Quem dorme bem sente-se bem disposto e cheio de energia.

Diabetes controlado

Diabéticos que dormem mal passam a apresentar resistência aos medicamentos que controlam os níveis de glicose no sangue. Além de precisarem de uma dose maior de insulina, podem até mesmo desenvolver diabetes tipo 2, mais complexa para controlar. Isso porque é durante o sono que o corpo metabolisa e controla os níveis glicêmicos, garantindo que a doença esteja sempre sob controle.

Coração a todo vapor

Ter um sono de qualidade mantém hormônios e substâncias do organismo em harmonia. Privação de sono ou sono de má qualidade contribuem para doenças como o colesterol elevado, acidentes vascular cerebral (AVC) e ataques cardíacos. Uma boa noite de sono, além de revigorar, garantem uma saúde melhor no futuro.

Melhora do rendimento

Quem não dorme bem sofre com irritabilidade, dificuldade para concentrar-se, sonolência durante o dia e cansaço extremo. Tudo isso associado a uma rotina de trabalho estressante pode ocasionar além da dificuldade para o trabalho, dificuldade para dirigir e até acidentes.

Portanto, tente encaixar na sua rotina hábitos saudáveis como atividade física regular e alimentação equilibrada que, além de garantir um corpo mais disposto, auxiliam no sono. Se você sofre com problemas para dormir, procure um médico. Institutos do sono e profissionais da saúde estão aptos para trazer de volta a sua vida a qualidade que se perdeu.